CIRURGIA EM FOCO – “TRATAMENTO DO CÂNCER GÁSTRICO LOCALMENTE AVANÇADO”, COM ACBC DIEGO ALMEIDA (CE), ACBC DIEGO BEZERRA (CE) E DR. FÁBIO CHAVES (CE)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (27/06) debateu o tema “Tratamento do câncer gástrico localmente avançado”, com apresentações do ACBC Diego Almeida (CE). O TCBC Heládio Feitosa Neto (CE) foi o moderador do encontro online, enquanto o ACBC Diego Bezerra (CE) e Dr. Fábio Chaves (CE) participaram como debatedores.

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 91º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação

O webinar teve início com a apresentação do ACBC Diego Almeida (CE), cirurgião oncológico do Serviço de Cirurgia Abdominal do Instituto do Câncer do Ceará, que faz parte do Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas e do Instituto Dr. José Frota. O cirurgião fez uma contextualização geral sobre o câncer gástrico no Brasil, sendo que a doença é a quarta neoplasia mais comum entre homens e a sexta entre mulheres, com 65% dos casos em pessoas com mais de 50 anos. O especialista elencou os fatores de risco e os sintomas, explicou como é feito o diagnóstico e o estadiamento, abordou os tipos histológicos, as possibilidades de tratamento e detalhou questões cirúrgicas.

 

O debate

A discussão dessa edição foi feita a partir da apresentação do ACBC Diego Almeida (CE) pelo Dr. Fábio Chaves (CE), oncologista clínico e pesquisador clínico do Instituto do Câncer do Ceará e o ACBC Diego Bezerra (CE), cirurgião oncológico pelo ICC, Mestre e doutorando pela UFC e professor efetivo de oncologia da UFC/Sobral. Os cirurgiões parabenizaram pela escolha do tema, destacaram aspectos relacionados aos pacientes vindos do SUS, falaram sobre o cenário das técnicas cirúrgicas e as possíveis evoluções e também sobre a radioterapia e quimioterapia.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (04/07). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.