CIRURGIA EM FOCO – “Treinamento de habilidades motoras avançadas: Microcirurgia”, com o TCBC Cleyton Dias Souza (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (16/05) debateu o tema “Treinamento de habilidades motoras avançadas: Microcirurgia”, com a apresentação do TCBC Cleyton Dias Souza (SP). O TCBC Aristides Palhares Neto (SP) foi o moderador do encontro on-line, enquanto a TCBC Edna Frasson (SP) e o Dr. Roney Feitosa (SP) participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 85º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação 

 

A palestra iniciou com o também professor Cleyton Dias Souza contextualizando um pouco sobre a área da microcirurgia no Brasil. Alguns casos foram apresentados, assim como os instrumentos usados para cada tipo de cirurgia e suas áreas de atuação. Em seguida, o professor explicou como funciona o processo de treinamento para microcirurgiões onde trabalha, em Barretos. A formação passa por várias etapas abordando os 3 principais pilares do aprendizado cirúrgico: competências cognitivas, competências técnicas-motoras e prática. O doutor também exemplificou quadros clínicos trabalhados por ele e sua equipe. Para concluir, o médico trouxe algumas frases a fim de mostrar a importância do treinamento e estudo contínuo para o microcirurgião. 

 

O debate

 

Após a abertura para discussão, a TCBC Edna Frasson, pesquisadora na área de microcirurgia, acrescentou o fato da destreza e precisão serem extremamente importantes na hora da cirurgia. É necessário entender a delicadeza das estruturas que o microcirurgião atuará e proporcionar um ambiente seguro de treino para que médicos possam se desenvolver. O Dr. Roney Feitosa também contribuiu comentando sobre o processo de aprendizado de uma habilidade técnica-motora manual. Em sua atuação, explicou sobre os instrumentos utilizados na microcirurgia e a tecnologia crescente dos equipamentos. O debate encerrou com alguns relatos dos participantes e agradecimentos.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (23/05). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.