CIRURGIA EM FOCO – “Urgências em cirurgias bariátricas”, com o TCBC Sérgio Pioner (RS)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (23/05) debateu o tema “Urgências em cirurgias bariátricas”, com a apresentação do TCBC Sérgio Pioner (RS). O TCBC Renato Souza (RS) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o Dr. Rafael Rosito (RS), o Dr. Eduardo Trindade (RS) e o TCBC Omero Costa Filho (RS) participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 86º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação

 

O webinar teve início com o TCBC Sérgio Pioner contextualizando as evoluções dentro do processo e tecnologia dentro da medicina bariátrica até os dias atuais. Em seguida, falou sobre as possíveis e mais comuns complicações do quadro clínico. Também comentou dos obstáculos e desafios tardios encontrados no pós-operatório, assim como os procedimentos cirúrgicos que foram utilizados. Para finalizar, o doutor trouxe reflexões importantes acerca do que o cirurgião geral precisa saber sobre urgências bariátricas, com o objetivo de agilidade no encaminhamento e redução de danos aos pacientes. 

 

O debate

 

Após a apresentação, o moderador Renato abriu a conversa  para que os participantes dessem seus comentários e contassem suas experiências dentro da cirurgia bariátrica. Tanto o Dr. Rafael Rosito quanto o Dr. Eduardo Trindade relataram algumas dificuldades e informações a respeito de suas experiências cirúrgicas. Em conjunto, os participantes puderam discutir alguns casos clínicos e procedimentos necessários a serem seguidos. O debate é finalizado com a retomada dos principais conhecimentos da especialidade bariátrica a serem difundidos na cirurgia geral.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (30/05). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.