“Cirurgia Oncológica: Formação, mercado e futuro”, com o TCBC Felipe José Fernandez Coimbra (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (10/10) debateu o tema “Cirurgia Oncológica: Formação, mercado e futuro”, com a apresentação do TCBC Felipe José Fernandez Coimbra (SP). O TCBC Luiz Carlos von Bahten (PR) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Alexandre Ferreira Oliveira (MG) e o Dr. Héber Salvador de Castro Ribeiro (SP) participaram como debatedores.

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 106º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube:

A apresentação

O webinar começou com a apresentação do Dr. Felipe Coimbra contextualizando sobre o cenário de câncer no mundo. Dentro disso, explicou sobre taxa de mortalidade, acesso da população à cirurgia e tratamento oncológico, e incidência da doença no Brasil. Em seguida, o palestrante detalhou o processo de formação do cirurgião oncológico e, por fim, exemplificou as principais competências e áreas de atuação da oncologia cirúrgica. 

A discussão

O debate começou com as considerações do TCBC Alexandre Ferreira explicando a importância da cirurgia geral como um pré-requisito da especialidade oncológica. Também, trouxe dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) correlacionando-os ao aumento da demanda por profissionais dessa especialidade. O Dr. Héber Salvador complementou a conversa explicando um pouco sobre o trabalho que o SBCO vem fazendo para garantir uma formação de qualidade aos profissionais da cirurgia oncológica. Para finalizar, os participantes responderam às perguntas do público presente no momento do webinar.