“Cirurgia Torácica: especialista, mercado de trabalho e futuro”, com o Dr. Francisco Neto (CE) 

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (12/09) debateu o tema “Cirurgia Torácica: especialista, mercado de trabalho e futuro”, com a apresentação do Dr. Artur Gomes Neto (AL). O TCBC Flávio Saavedra Tomasich (PR) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o Dr. Artur Gomes Neto (AL) e a Dra. Letícia Villiger (SP) participaram como debatedores.

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 102º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

A apresentação

O webinar teve início com a apresentação do Dr. Francisco contextualizando o público sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT). Dentro disso, ele pôde explicar  como funciona a formação do cirurgião dessa especialidade e trouxe alguns exemplos de quadros clínicos cuja atuação cabe à especialidade da cirurgia torácica. Além disso, o palestrante trouxe dados para exemplificar o mercado de trabalho no Brasil e comentou sobre a relação da especialidade com a saúde pública e privada. Para concluir, o doutor comentou sobre o futuro da área, trazendo à pauta o avanço tecnológico e como isso pode influenciar na cirurgia torácica. 

O debate

A discussão começou com os complementos da Dra. Letícia Villiger (SP) em relação às áreas de atuação da especialidade. Ela reforçou, principalmente, a multidisciplinaridade como uma característica comum do cirurgião torácico, já que ele está presente em quase todas as frentes de um hospital. O Dr. Artur comentou sobre o cenário brasileiro e como a expansão da especialidade é um fator importante para a evolução da medicina no país. Em conjunto, os participantes puderam comentar também sobre o tempo e a grade curricular da formação da cirurgia torácica. Para finalizar, o moderador TCBC Flávio Saavedra reuniu as perguntas do público para que os convidados pudessem responder.