Comunicação sobre o programa Área Cirúrgica Básica

O PPRACB (Programa Pré-Requisito de Área Cirurgia Básica), desde seu início, gerou polêmicas. Sua função, tão somente, sempre foi de estabelecer um pré-requisito para programas de outras especialidades cirúrgicas. No início de 2020, quando a primeira turma estava cursando o R2, discussões e debates entre os alunos que receberiam apenas um Certificado de Aquisição de Competências (esse PPRACB não titula o médico como especialista) tornaram-se frequentes.

Surgiram muitos questionamentos por parte destes residentes, COREMES e do próprio CFM. Após vários debates com os órgãos envolvidos, ficou decidido em plenária da CNRM em março de 2021 que não seriam oferecidas vagas para o PPRACB a partir de 2022 e que o programa deixará de existir após a segunda turma o concluir em fevereiro de 2023.

Sendo assim, os concluintes das duas turmas, 2021 e 2022, do PPRACB receberão um Certificado de Aquisição de Competências (lembrando que esse programa não titula como especialista), que terá validade para inscrição em concursos de Residência Médica por um período de 5 (cinco) anos após a expedição.

Por fim, as novas vagas para o Programa de Cirurgia Geral serão revistas por meio de Diagnóstico Situacional a ser respondido pelos supervisores de PRMCG.

Comissão de Residência Médica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – maio de 2021.

Saiba mais.