CBC

Assista à mensagem aos médicos gravada pelo diretor de Defesa Profissional da AMB

O Dr. José Fernando Macedo, diretor de Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira (AMB), gravou um vídeo com uma mensagem aos médicos neste início de 2022 sobre as grandes mudanças que vêm acontecendo na área da saúde. É importante estarmos atentos! Confira a mensagem do Dr. José Fernando Macedo:   O CBC agradece às palavras do nosso nobre… Ler mais »

Último CBC para VOCÊ de 2021 discute o traumatismo vascular abdominal

O CBC para VOCÊ desta segunda-feira (20/12) debateu o tema “Traumatismo vascular abdominal: O que o cirurgião-geral precisa saber?”, com a palestra do TCBC Adenauer Marinho de Oliveira Góes Junior (PA). Esse foi o último CBC para VOCÊ de 2021. O TCBC Maurício Godinho (SP) participou do evento como moderador, e os TCBCs Cleinaldo de… Ler mais »

ECBC Jurandir Marcondes Ribas Filho é eleito presidente da Academia Paranaense de Medicina

O ECBC Jurandir Marcondes Ribas Filho, 2° vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e membro do conselho fiscal do CBC, foi eleito presidente da Academia Paranaense de Medicina para o biênio 2022-2023. A eleição foi realizada no dia 17/12/2021. Parabenizamos nosso prezado colega pela conquista e desejamos sucesso nessa jornada!

CBC para VOCÊ tem discussão internacional sobre o tema “Ensino, treinamento e certificação em cirurgia robótica – Qual o melhor caminho para uma cirurgia segura?”

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (29/11) teve a participação de palestrantes dos Estados Unidos e debateu o tema: “Ensino, treinamento e certificação em cirurgia robótica – Qual o melhor caminho para uma cirurgia segura?”. Toda a programação foi realizada em inglês.    Na primeira parte do evento, foram ministradas as apresentações do programa… Ler mais »

Campanha de conscientização do câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina no Brasil e representa 29% dos diagnósticos da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) os dados sugerem 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55… Ler mais »

O cérebro de Einstein e sua bizarra odisseia

Na manhã de 18 de abril de 1955, Thomas Harvey, patologista do Hospital de Princeton, Nova Jersey, acordou bem cedo. Tomou seu café, abotoou sua camisa branca, apertou o nó de sua fina gravata e foi trabalhar. Fora comunicado durante a madrugada pelo colega médico Guy Dean sobre a necessidade de realizar a autópsia de… Ler mais »