Novos conceitos no grampeamento tecidual em cirurgia bariátrica são debatidos no CBC para VOCÊ

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (22/11) debateu o tema: “Novos conceitos no grampeamento tecidual em cirurgia bariátrica”, com a palestra do TCBC Luiz Gustavo de Oliveira e Silva (RJ).

Os TCBCs Dyego Benevenuto (RJ) e Marcio Valle Cortez (AM) participaram do 72º Webinar CBC como debatedores.

Para assistir à íntegra do evento, acesse o nosso canal no YouTube.

A palestra

O palestrante começou a apresentação falando sobre os fundamentos da ciência do grampeamento, o objetivo principal dela e as noções básicas da formação de grampos.

O TCBC Luiz Gustavo de Oliveira e Silva explicou que as necessidades dos cirurgiões mudam à medida que os procedimentos evoluem e a demanda por instrumentos aumenta. Para ilustrar essa afirmação, mostrou a linha do tempo dos endogrampeadores Ethicon.

A deflexão do batente, de canal e de cartucho também foi abordada na palestra, assim como a seleção de carga – entre outros tópicos relacionados à temática do evento.

Por meio de vídeos, Silva exibiu alguns procedimentos de grampeamento tecidual em cirurgia bariátrica.

O debate

Depois da palestra, os dois debatedores conversaram sobre a apresentação de Silva e contribuíram com suas experiências na área e também com suas perspectivas sobre esses novos conceitos.

Os participantes responderam às perguntas e aos comentários feitos pela plateia que estava assistindo ao evento pelas plataformas digitais do CBC.

– – – – – – – – – – – – – –

O próximo CBC para VOCÊ será transmitido às 19h da segunda-feira (29/11)e discutirá o tema: “Ensino, treinamento e certificação em cirurgia robótica – Qual o melhor caminho para uma cirurgia segura?”. Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.