Concurso para Título de Especialista 2019

Concurso de 2019

LISTA DOS APROVADOS 

https://cbc.org.br/wp-content/uploads/2019/07/Relação-de-Aprovados-COTECIG-2019.pdf

EDITAIS

ANÁLISE DO PRESIDENTE DA COTEGIG – Gestão 2018/2019

“Em 20 de julho de 2019 foi realizada a primeira parte da prova para o Título de Especialista em Cirurgia Geral que constou de uma prova escrita. A prova foi aplicada em diversas capitais do país.

Para se candidatar a prestar a prova de Especialista em Cirurgia Geral o cirurgião tem que preencher uma série de requisitos. Cerca de 50% deles foram aprovados nesta prova escrita.

Vencida essa etapa todos os candidatos aprovados fizeram a prova oral no Rio de Janeiro, em 28 de setembro de 2019.Essa segunda fase tem por objetivo avaliar conhecimento e discernimento médico, a capacidade de raciocínio clínico-cirúrgico, com os casos da vida real, que nós cirurgiões vivenciamos no dia-a-dia.

Havia questões de multimídia, com fotos, filmes de exames e de cirurgias com questões pertinentes e que melhor avaliam o candidato. Assim como perguntas de casos e situações cirúrgicas em que o candidato desenvolvia o diagnóstico e a conduta terapêutica e como se deve lidar com as possíveis complicações. A duração da prova para cada candidato é de uma hora e meia.

Para se ter uma ideia da complexidade dessa prova oral foram necessários mais de 60 Especialistas em Cirurgia Geral distribuídos em 21 salas que questionaram os candidatos nos mais variados tópicos da Clínica Cirúrgica. A prova começou às 8h30 min e só terminou às 18 horas, com uma hora para o almoço. O índice de aprovação dessa segunda fase foi de cerca 75%.

Do que foi apresentado acima pode-se concluir alguns fatos dentre outros:

1) Ser Especialista em Cirurgia Geral não é para todos, o índice final de aprovação gira em torno de 40%.

2) A prova escrita seleciona muito bem os candidatos já que na oral o índice de aprovação é de 75%.

Os aprovados devem se orgulhar do seu Título, pois é uma conquista que mostra o valor do esforço que o agoraEspecialista obteve com sacrifício de anos de estudo e dedicação. Parabéns aos novos Especialistas em Cirurgia Geral. O CBC e nós os médicos nos orgulhamos de vocês”.

Julio C. Beitler ECBC

Presidente da Comissão do Título de Especialista pelo CBC – 2018/2019

 

Comissão Organizadora do Concurso com o presidente do CBC.

 

Comissão do Concurso para Título de Especialista em Cirurgia Geral ( COTEGIG)
ECBC Julio Cesar Beitler (Presidente) RJ
TCBC Antônio Accetta RJ
TCBC Gerson Alves Pereira Junior SP
ECBC José Eduardo Ferreira Manso RJ
TCBC Luiz Gustavo de Oliveira e Silva RJ
ECBC Renato Manganelli Salomão RJ