Congresso Brasileiro de Cirurgia terá conferência da embaixadora americana Nancy Brinker sobre câncer de mama

 

Uma das atrações do XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia, que acontece de 28/04 a 1/05, no Sheraton WTC, em São Paulo, será a conferência da Embaixadora americana Nancy G Brinker para um grupo de mastologistas, oncologistas e representantes do terceiro setor sobre o impacto do câncer de mama no mundo.

A embaixadora é fundadora e coordenadora da Susan G Komen – na maior fonte sem fins lucrativos do mundo de financiamento na luta contra o câncer de mama. Em sua primeira viagem ao Brasil, Nancy Brinker também visitará alguns serviços de assistência aos doentes com câncer de mama em São Paulo. Em 2009, recebeu das mãos do presidente Barack Obama a Medalha Presidencial de Liberdade em 2009, a maior condecoração civil dos EUA.

A conferência abrirá o Simpósio Susan G. Komen – CBC no dia 29 de abril, das das 8h30 às 9h e faz parte de uma ampla programação sobre câncer de mama, que terá a participação de especialistas da Unifesp, Sociedade Brasileira de Mastologia, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e outras entidades.Segundo dados da Fundação, em 2017, estima-se que entre as mulheres americanas haverá mais de 200 mil novos casos de câncer de mama invasivo e 40.mil mortes por câncer de mama.

A Fundação surgiu em 1982 e leva o nome da irmã de Nancy Brinker, diagnosticada com câncer de mama em 1977 e que morreu em 1980. “Eu pisei neste mundo de caridade há mais de 30 anos com uma promessa à minha irmã morrer para acabar com o câncer de mama. Eu não tinha ideia de como até mesmo começar a criar uma tal mudança. Ao longo dos anos, ouvindo histórias de outras mulheres e conectando seu poder e paixão com a comunidade maior, construímos Susan G. Komen na maior fonte sem fins lucrativos do mundo de financiamento na luta contra o câncer de mama”.

Convidados internacionais

Temas de alguns dos convidados internacionais
John Morton- EUA – (chefe de cirurgia bariátrica e cirurgia minimamente invasiva da Faculdade de Medicina de Stanford – Califórnia)
Cirurgia Bariátrica e cirurgia metabólica no diabetes tipo 2
Michael J Zinner – USA – (diretor médico executivo do Miami Câncer Institute, na Baptist Health South Florida, em Miami)
O Hybrid Cancer Center – Um novo paradigma de entrega nos EUA
Michael M Awad – – USA – (diretor do Instituto Universitário de Washington para a Educação Cirúrgica da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis)
História e futuro da cirurgia robótica
Ralph Tufano – USA – (diretor da Divisão de cirurgia de cabeça e cirurgia endócrina do pescoço do Johns Hopkins Hospital).
Tratamento do Câncer de Tiróide e o uso racional de testes moleculares
Franco Roviello – Italia (professor de cirurgia oncológica da Universidade de Siena)
A cirurgia robótica no tratamento do câncer gástrico
Giovanni Dapri – Bélgica (departamento de Cirurgia Gastrointestinal – Escola Europeia de Cirurgia Laparoscópica – Hospital Universitário de Saint-Pierre, em Bruxelas).
Cirurgia minimamente invasiva transanal para a excisão total do mesorreto –

LEIA MAIS