Realizado pela primeira vez na região Centro Oeste, o XXXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia promovido de 1 a 4 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, foi um sucesso em todos os aspectos, na avaliação do presidente do CBC, Savino Gasparini. “No ano da comemoração dos 90 anos, o CBC mostrou toda a sua força e pujança na capacidade de reunir diversas gerações de todo o país, num evento de alto nível científico”. O CBC 2019 recebeu 3.606 congressistas, entre cirurgiões, residentes e estudantes, 513 palestrantes nacionais e 15 convidados internacionais.
Durante quatro dias os congressistas assistiram a 8 Master Class, 83 mesas redondas, 5 painéis, 9 simpósios, além dos eventos paralelos como o 1º Encontro Nacional dos serviços de capacitação em cirurgia geral; III Fórum de Cirurgia geral do CFM, IV Fórum de Ensino em Cirurgia “William Saad Hossne”, as Olimpíadas da Ablac e lançamentos de livros.
A Comissão Científica se preocupou em apresentar temas diversificados, como uma programação de 3 dias sobre as mulheres cirurgiãs, gestão de carreira e conversas com os congressistas no Espaço Convivência sobre residência médica e responsabilidade civil.
Durante o evento aconteceram as posses de membros Titulares, Adjuntos, Eméritos, Aspirantes e Acadêmicos, a entrega de diversos prêmios. Na Sessão de Posse do dia 2 de maio, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta foi empossado como membro Honorário Nacional do CBC. O título foi entregue pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é membro Honorário do CBC desde 2016.
Sessão de Posse do dia 2 de maio
Sessão de Posse do dia 3 de maio
ASSISTA AO VÍDEO COM OS MELHORES MOMENTOS: