A crise nos hospitais federais do Rio de Janeiro – veja comunicado do CBC

Comunicado referente à crise nos hospitais federais do Rio de Janeiro

            Prezados colegas, estamos presenciando nos últimos meses vários acontecimentos graves relacionados aos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, dentre os quais podemos citar: ameaça de fechamento do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital federal de Ipanema, fechamento das emergências dos Hospitais Federais de Bonsucesso e Andaraí, entrega em massa dos cargos de chefia médicas do Hospital do Andaraí, não renovação dos contratos dos funcionários gerando graves problemas de recursos humanos notadamente no Hospital Cardoso Fontes, desabastecimento geral de materiais em toda a rede, entre outros problemas.

            Desta forma, viemos à público manifestar nossa indignação com tal situação e preocupação com a manutenção do atendimento regular à população do Rio de Janeiro, visto que tais hospitais são referências na prestação de serviços médicos especializados e complexos como câncer, emergências e outros.

            Outra função de tamanha importância e tradição desses hospitais que está automaticamente ameaçada é a formação de novos médicos, principalmente através dos Programas de Residência Médica e Internato de faculdades de Medicina. Essas unidades apresentam um número expressivo de médicos residentes e alunos que terão seu aprendizado e treinamento prejudicados em função da redução de procedimentos, internações e atendimentos ambulatoriais.

            É com muita tristeza e revolta que vemos unidades antes referendadas pela excelência no atendimento médico, ensino e produção científica, sendo literalmente “desmontadas” por atos incompreensíveis efetuados pelos nossos administradores públicos.

             O Colégio Brasileiro de Cirurgiões e a Associação Médica Brasileira se solidarizam aos servidores públicos envolvidos e à população em geral e se compromete em cobrar do Ministério da Saúde soluções efetivas e imediatas para os problemas aqui apresentados.