“Critérios de Qualidade das Avaliações Somativas”, com o Dr. Luiz Ernesto Troncon (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (14/08) debateu o tema “Critérios de Qualidade das Avaliações Somativas”, com a apresentação do Dr. Luiz Ernesto Troncon (SP). O TCBC Toufic Anbar Neto (PR) foi o moderador do encontro on-line, enquanto a TCBC Izabel Meister Coelho (PR) e o Dr. Wagner Montor (SP) participaram como debatedores.  

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 97º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

A apresentação

O encontro on-line teve início com a apresentação do Dr. Troncon contextualizando um pouco sobre como funcionam as avaliações de estudantes e profissionais (em formação) da saúde. Dentro disso, exemplificou alguns processos avaliativos que fazem parte da formação da área. Em seguida, explicou a necessidade de sempre atualizar as avaliações de acordo com os resultados esperados e a necessidade da validação após os processos avaliativos para que os conhecimentos tenham sido de fato aprendidos. O doutor finalizou comentando sobre as principais funções da avaliação que, usada da forma correta, pode ser um indicativo motivador de estudantes e um dado importante a ser usado pela comunidade educacional. 

 

O debate 

A discussão começou com as considerações da TCBC Izabel Meister Coelho. Ela comentou que há um equívoco na definição do OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado) entre a área médica e perguntou a opinião do Dr. Troncon sobre o assunto. Posteriormente, o Dr. Wagner comentou sobre a importância da definição dos objetivos educacionais antes mesmo de se pensar em qualquer processo avaliativo. Juntos, puderam compartilhar suas experiências sobre a evolução das avaliações dentro de suas carreiras. Para finalizar, o palestrante comentou sobre a estrutura organizacional ideal para que o processo avaliativo seja bem consolidado e feito de forma eficiente.