Encaminhamentos da Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (CCMIR)

A Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (CCMIR) realizou, no período da atual gestão, 3 reuniões gerais, e várias outras reuniões pontuais para tratar de assuntos específicos dos diferentes projetos e planos de ação em desenvolvimento. Destacamos que, por motivo de eficiência e estratégia, os encontros entre os membros continuam de maneira virtual, o que tem facilitado muito os trabalhos.

Na primeira reunião foi desenvolvido o planejamento e distribuição das atividades entre os membros, o que permitiu uma produção intensa e diversa, em curto espaço de tempo, que passamos a relatar a continuação.

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), fez a revisão, atualização e publicação das diferentes matrizes de competência das residências médicas existentes no Brasil. Sendo de responsabilidade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) a definição da Matriz de Competência da Área de Atuação em Cirurgia Vídeo Laparoscópica. Essa revisão foi realizada por 3 membros do CBCD e por 3 membros da CCMIR do CBC. Coube ao presidente da nossa comissão, TCBC Dr. Flavio Saavedra Tomasich, a apresentação e defesa da nova matriz de competência, em reunião plenária da CNRM na data de 28/04/2022.

Essa nova matriz foi aprovada sem modificações e por unanimidade. A partir de agora, ela passa a reger todos os programas de Residência Médica em Cirurgia Vídeo Laparoscópica credenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Outra ação, também na área da Cirurgia Vídeo Laparoscópica, foi a elaboração e aplicação da prova teórica do concurso para obtenção do título nessa modalidade. Nesse concurso também é função da CCMIR a análise das provas práticas dos candidatos, que está acontecendo no presente momento.
Na área da Cirurgia Robótica, a CCMIR está elaborando para posterior aplicação à nossa comunidade cirúrgica, o segundo Inquérito Nacional sobre Cirurgia Robótica. Esse trabalho está sob a responsabilidade dos TCBCs Dr. Dyego Benevenuto e Dr. Raphael Araújo.

A CCMIR também continua fazendo a inspeção e certificação dos Centros de Treinamentos em Cirurgia Robótica, assim como a emissão dos certificados de Habilitação e de Tutoria dos cirurgiões que se submeteram ao processo de treinamento seguindo as Diretrizes de Habilitação da Associação Médica Brasileira (AMB) e a resolução Conselho Federal de Medicina (CFM). Também, em virtude da chegada de novas plataformas no mercado, foi elaborado um aditivo às diretrizes em relação a uma segunda habilitação.

Na área educacional também foram desenvolvidas várias atividades entre as quais destacamos a participação ativa na elaboração da programação científica do Congresso Setorial VI, que será temático, versando sobre a Cirurgia Robótica. Esse evento será organizado pelo Capítulo do Rio Grande do Sul, com data prevista para março de 2023, sendo responsáveis pela organização do evento o TCBC Dr. Miguel Nacul, mestre do Capítulo do RS, e o TCBC Dr. Ricardo Breigeron, vice-presidente do Setorl VI.

A CCMIR encaminhou para a Comissão de Ensino do CBC programação para a realização do 2 Ciclo dos Webinar de cirurgia robótica.
Teremos 3 eventos ao longo do ano de 2022, que entendemos são complementares ao primeiro ciclo. O primeiro já com data estabelecida pela Comissão de Ensino para o dia 25/07, cujo tema é “Cirurgia Hepatobiliopancreática em Plataforma Robótica”, sob coordenação do TCBC Dr. Raphael Araújo. Os próximos assuntos a serem abordados são “Cirurgia Robótica: Tratamento do Câncer Colorretal”, sob a coordenação do TCBC Dr. Armando Melani e “O presente e o Futuro da Cirurgia Robótica”, sob a coordenação do TCBC Dr. Flavio Saavedra Tomasich.

Para finalizar, gostaríamos de anunciar que em próximo número de nosso boletim, encaminharemos artigo elaborado pelo nosso membro da comissão TCBC Dr. Sergio Roll, que no momento é o atual presidente da SOBRACIL. O Dr. Sergio dispensa apresentações para os militantes da cirurgia minimamente invasiva. Destacamos que foi um dos pioneiros no início da cirurgia videolaparoscópica, na década de 90 do século passado, e recentemente também foi um dos pioneiros na implantação da cirurgia robótica. Motivos não sobram para aguardar com expectativas esse material, que versará sobre o Panorama da Cirurgia Minimamente Invasiva no Brasil.