Evento do CBC completou 30 anos

Sessão Comemorativa dos 30 anos do Fórum de Pesquisa em Cirurgia do CBC
banner Fórum de Cirurgia
No dia 14 de outubro aconteceu a Sessão Especial Comemorativa dos 30 anos do Fórum de Pesquisa em cirurgia.  A abertura foi realizada pelo presidente do CBC, TCBC Heládio Feitosa de Castro Filho. Em seguida,  foram apresentadas as duas conferências.

A primeira, apresentada pelo professor Maurício Younes Ibrahim, da UERJ, homenageou o centenário de nascimento do professor e biólogo Brian Medawar, Prêmio Nobel de Medicina em 1960 pelo seu trabalho pioneiro dedicado à imunossupressão em transplantes.  (Confira a reportagem do Fantástico exibida em 1998).

Na segunda conferência, o diretor da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, TCBC Agostinho Manuel da Silva Ascenção apresentou a história da técnica operatória e da cirurgia experimental  na universidade.

No encerramento, o coordenador do evento, ECBC Orlando Marques Vieira lembrou a importância da cirurgia experimental para o avanço da especialidade em todo o mundo, e da qualidade e diversidade dos mais de 2 mil trabalhos científicos apresentados em todas as edições pelas universidades de todo o país.

Em 2015 o evento foi realizado em conjunto com o XXXI Congresso Brasileiro de Cirurgia, de 2 a 5 de agosto, em Curitiba-PR.

30 anos de Fórum de Pesquisa em Cirurgia 

Promovido pelo Núcleo Central do CBC,  esse evento se caracteriza por permitir a divulgação do trabalho científico que vem sendo realizado, reunindo cirurgiões e alunos (Graduação e Pós-graduação) de Núcleos de Pesquisa Cirúrgica Experimental de todo o país.

Trata-se de uma grande oportunidade para o cotejo de resultados e métodos de trabalhos, bem como para a troca de ideias e experiências, indispensáveis para a evolução da Medicina.
Podem participar membros e não membros do CBC e não é cobrada qualquer taxa para inscrição no evento, ressaltando-se que somente são aceitos trabalhos experimentais em Cirurgia.

A cada edição são concedidos os seguintes prêmios: ALFREDO MONTEIRO – para o melhor trabalho do Fórum; RUY FERREIRA SANTOS – para o melhor trabalho de aplicabilidade clínica;  e MARIANO DE ANDRADE – para a instituição que apresentar o maior número de trabalhos.