José Reinan Ramos

Dr. José Reinan Ramos - 2006-2007

Uma nova imagem

Presidente da Comissão Científica do XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado em 2005, no Rio de Janeiro, José Reinan Ramos assumiu em janeiro do ano seguinte a presidência do CBC. O principal objetivo de sua gestão tem sido aumentar a representatividade da entidade em todas as regiões do país. “A missão do CBC é congregar os cirurgiões do Brasil, independente da especialidade ou sociedade a que pertençam”, explica José Reinan Ramos, revelando que o seu diretório apóia a eleição de um presidente fora do eixo Rio-São Paulo.

Em 2006, foram promovidos congressos regionais no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Cuiabá e Blumenau. O XXVII Congresso Brasileira de Cirurgia, foi realizado de 8 a 12 de julho de 2007, em Belo Horizonte, em conjunto com o IX Congresso dos Fellows Latino-Americanos do Colégio Americano de Cirurgiões.

Este diretório incentivou a parceria com diversas sociedades médicas para a realização, em conjunto, de congressos regionais ou para desenvolver ações que possam normatizar tecnologias com o objetivo de interligar outras entidades. Em 2006, o CBC foi eleito membro do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira – AMB.

Certificação em Cirurgia

A partir de 2006, pela primeira vez, a prova para Certificação de Atuação em Cirurgia Videolaparoscópica foi realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva.

Qualidade em Cirurgia

Um dos projetos mais recentes de sua gestão é o Programa de Qualidade em Cirurgia (PQC-CBC), uma iniciativa pioneira no Brasil para a melhoria da qualidade dos procedimentos cirúrgicos, que segue a tendência de buscar um aumento da qualidade assistencial e da segurança dos pacientes.

O PQC-CBC será gerenciado por um comitê coordenador constituído por membros titulares do CBC e com a assessoria de uma equipe de especialistas em pesquisa clínica. “Inicialmente, o Programa será direcionado aos procedimentos cirúrgicos do aparelho digestivo, mas outros procedimentos cirúrgicos serão contemplados no futuro. Tudo isso com o objetivo de proporcionar uma prática cirúrgica mais segura”, explica o presidente José Reinan Ramos.

Cirurgia do Trauma

Por sugestão do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, responsável pela área de atuação de Cirurgia do Trauma, a Associação Médica Brasileira – AMB – criou a “Comissão de Trauma da AMB”, em setembro de 2006.

Os Membros dessa Comissão foram indicados pelo CBC e foram os mesmos Membros Titulares da Comissão Permanente de Trauma da entidade. Para agregar a Sociedade Brasileira de Atendimento ao Politraumatizado – SBAIT – nessa parceria e fortalecer a Comissão, a Presidência será exercida pelo Presidente da SBAIT, desde que seja Membro Titular do CBC.

O Diretório Nacional do CBC também aprovou o “Projeto Trauma”. Vinculado ao Ministério da Saúde, é um projeto de grande abrangência, com a participação efetiva de diversas sociedades. O CBC indicou o Presidente da Comissão Especial Permanente de Trauma, Izio Cowes, para representar o Colégio.

Nova Imagem

A campanha Seja Membro do CBC, que incluiu a produção de um selo, folder e cartaz para distribuição em sociedades médicas e universidades de todo o país, fez a entidade ultrapassar a marca de mais de seis mil membros.site em português que dá acesso ao Medline, o que proporcionará ainda maior visibilidade para a publicação do Colégio. A revista também está disponível no site do CBC, na íntegra.

Treinamento em Cirurgia

No 16º Diretório Nacional foram criadas novas normas para maior controle dos serviços de cirurgia credenciados pelo CBC para oferecer o Treinamento em Cirurgia, inclusive com a obrigatoriedade do profissional treinado ser membro do CBC

Outras ações também foram importantes na gestão de José Reinan Ramos, como a continuidade do Programa PROACI e a reativação da parceria com a Editora Atheneu. Além disso, o CBC solicitou à AMB que discutisse junto ao Conselho Científico da entidade as normas que regulam a cirurgia do câncer. Na área financeira, a tesouraria criou várias ações para o equilíbrio da instituição.

Ainda na área de comunicação com os associados, o CBC investiu na modificação e ampliação dos serviços do site como veículo de comunicação e educação continuada, e preparou um projeto totalmente novo que será lançado no XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia, em Belo Horizonte. Criou ainda um novo projeto gráfico para o Boletim e a revista de Consensos, e criou a identidade visual e cromática do logotipo do CBC em todos os materiais de papelaria.

Clique aqui para conhecer a 35ª Diretoria (2006 – 2007).