A História

Uma Trajetória Singular na Medicina Brasileira

Com menos de 30 integrantes, em 1929, o CBC ultrapassou a marca de 6 mil membros em 2013. A entidade congrega, além da cirurgia geral, cirurgiões das mais diversas especialidades. Os cirurgiões Ivo Pitanguy e Adib Jatene são alguns dos membros do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek era Membro Honorário do CBC.

Assista o vídeo sobre os 85 anos do CBC
Veja o Livro Histórico do CBC

A entidade surgiu no dia 30 de julho de 1929, numa reunião de médicos no antigo Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, no Centro do Rio. No início, era apenas uma academia regional de medicina, mas a partir dos anos 40 a entidade começou a sua expansão para todos os estados do país, o que se consolidou no início dos anos 70, com o encerramento do modelo de academia, terminando com o limite de vagas para membros titulares.

Diversos acontecimentos marcaram a existência da entidade. Em 1941, o exército convidou o CBC para dar um curso de emergência aos médicos que foram convocados para a II Guerra Mundial.

Em 1956, durante a abertura do V Congresso Brasileiro de Cirurgia, no Teatro Municipal do Rio, o ex-presidente Juscelino Kubitschek recebeu o título de Membro Honorário do CBC. O diploma com esse título está exposto no Memorial JK, em Brasília.

No início da década, o presidente da entidade, Raymundo de Britto, que viria a ser Ministro da Saúde no Governo Castello Branco, realizou o sonho de três décadas e inaugurou a primeira sede própria, num belíssimo casarão, em Botafogo.

Em 1979, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Chagas Freitas, inaugurou o edifício de 11 andares, erguido no lugar do antigo casarão. A imprensa da época, entre eles o colunista Ibrahim Sued, apelidavam o prédio de “ninho dos cobras”, em alusão às diversas personalidades da medicina, como o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, que montaram seus consultórios num dos primeiros prédios exclusivos para a área médica do Rio de Janeiro.

Nas últimas duas décadas, o CBC passou a dar atenção também aos mais diferentes aspectos do exercício profissional. É o caso do processo de formação do cirurgião através da residência médica, a defesa profissional, a valorização da atuação do cirurgião e o risco do erro médico. Além disso, pelo lastro de credibilidade acumulado em sua história, a entidade também tem atuado no sentido de congregar e liderar todas as sociedades cirúrgicas do país.

Assista o vídeo sobre os 85 anos do CBC

Veja o Livro Histórico do CBC

Artigo: a evolução da cirurgia