Manifesto do CBC e a saúde pública

A missão do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) é de trabalhar para a melhor formação e atualização do médico brasileiro. Não cabe à nossa quase centenária instituição apoiar candidaturas ou partidos políticos. Essa posição determina, inclusive de não apoiar nenhuma candidatura mesmo para eleição dos conselhos regionais ou federais de medicina.

A posição individual de cada um de seus membros, do ponto de vista político ou algum tema de vida associativa é respeitada, pois somos uma entidade democrática.

Somos filiados a Associação Médica Brasileira e respeitamos decisões colegiadas, porém jamais deixamos de opinar ou se posicionar em todas as questões de saúde, pois o CBC como a maior e mais antiga entidade cirúrgica brasileira deve buscar a união dos cirurgiões brasileiros e um estreita união ética com co-irmãs sociedades relacionadas ao atendimento da saúde do povo brasileiro.

Quando as direções de hospitais públicos são entregues a partidos políticos, sem respeitar a cultura seu corpo clinico, da organização hospitalar, e o contexto da sociedade que  favorece aos desmandos e perda da função social do hospital, ambulatório ou posto de saúde sustentado pelos impostos pago pela população.

Está claro que o sistema de saúde brasileiro não atende a sua missão. Está claro que tem sido usado de forma criminosa no desvio de verbas e são inúmeros os casos de processos criminais no qual agentes públicos e privados estão sendo processados e alguns já condenados e presos.

O que está acontecendo no Hospital Federal de Bonsucesso é um reflexo do que vem há muitos anos ocorrendo na maioria dos hospitais públicos, tanto na esfera federal, estadual e municipal: a utilização de instituições públicas para interesse político.

Quem se insurge quanto essas práticas sofre represálias acaba sofrendo as consequências. Por décadas verdadeiras quadrilhas se instalaram em processos licitatórios e o atual sistema de regulação de vagas de nada serviu para democratizar o atendimento da população, numa mistura de desorganização e clientelismo.

O Núcleo Central do ( CBC), publicamente reconhece e enaltece as qualidades éticas e morais do Dr. Baltazar de Araújo Fernandes. Cirurgião altamente qualificado, dedicado aos seus pacientes e chefiando o Serviço de Cirurgia do Hospital Federal de Bonsucesso há mais de 40 anos. É membro Titular deste Colégio, com inúmeros e inestimáveis serviços prestados, no ensino e na formação de jovens colegas.

Registramos nosso apoio incondicional ao Homem, Médico e Cirurgião Dr. Baltazar, que na qualidade de Presidente do corpo clínico do Hospital Federal de Bonsucesso, eleito pelos seus pares, vem denunciando os desmandos desse importante hospital público.

O CBC está em contato com a AMB, pois esse fato não é o único que vem ocorrendo em diversas instituições públicas e é um dos principais problemas relacionados à saúde pública.

Savino Gasparini – ECBC.
Presidente Nacional do Colégio Brasileiro