Membro do CBC toma posse em Paris

DSC00978

O ECBC João Bosco Botelho, do Capítulo do Amazonas, tomou posse na Academia Nacional de Cirurgia, em Paris, no dia 22 de janeiro de 2014, e foi escolhido pela histórica entidade francesa para proferir a saudação aos novos Membros na Sessão Solene que contou com a presença de renomados cirurgiões de países como a Inglaterra, Japão, China e Argentina.

Conheça a Academia 

A Academia Nacional de Cirurgia, em Paris, começou em 1731, com o projeto dos cirurgiões-do-reino George Mareschal e François Peyronie apresentado ao rei Luís XV, criando por Édito Real, a Academia Real dos Cirurgiões. Após longas negociações com os padres franciscanos, o convento “Des Cordeliers”, na rue de l’École, se tornou a sede, onde se mantém ate os dias atuais.

 A escolha dos cirurgiões para que a sede “Des Cordeliers”, situada na rua de l’École, ficasse sob a guarda dos cirurgiões não foi por mero acaso: ao longo dessa rua, entre os séculos 14 e 15, existiram vários pequenos anfiteatros, onde os médicos romperam, corajosamente, enfrentado as autoridades eclesiástica e a guarda do Rei, as proibições de estudar a anatomia humana, durante dez séculos proibida pela Igreja.

Inserido no contexto histórico das liberdades que regem os destinos das universidades, desde as primeiras, fundadas no século 12, como a Universidade de Paris, a Academia Real de Cirurgiões valorizou a produção científica em detrimento das indicações políticas, alicerçando os pilares da França com baluarte das liberdades. Por essa, no primeiro estatuto da Academia, valendo até hoje, reza no artigo 12: “Será recebidos com honras os cirurgiões dos países estrangeiros que mais se distinguirem na arte da cirurgia”.