Mensagem de falecimento – ECBC Walter Roriz de Carvalho

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões amanheceu no dia 21 de janeiro com a triste notícia do falecimento do Professor, ECBC Walter Roriz de Carvalho.

Nasceu em 27/08/1934, portanto estava com 87 anos.

Tivemos o privilégio de sua convivência e a benção de tê-lo como amigo. Sua filiação no CBC como Adjunto se deu no ano de 1973, desde então frequentou o nosso Colégio colaborando intensamente com os Programas Científicos na especialidade da Cirurgia Torácica e do próprio Diretório Nacional. Veio sua nomeação de Titular no mesmo ano. Em 1998 conquistou o título de Emérito do CBC.

Fiel ao nosso Colégio, nele atuou com brilhantismo toda sua vida!

Foi Tesoureiro Geral no 38º Diretório Nacional (2010-11). Primeiro Secretário no 34º Diretório (2004-05). Segundo Secretário no 33º (2002-03) Diretório e finalmente Diretor da Seção de Cirurgia Torácica no período de 1983-85.

Incansável, foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, no ano de 1977 e foi homenageado por esta Sociedade por reconhecimento ao seu desempenho no desenvolvimento desta especialidade.

No Instituto Nacional do Câncer (INCA) foi designado, no ano de 1981, para chefiar a Seção de Cirurgia do Tórax e em seguida entre os anos de 1990 a 1998, Diretor do próprio Instituto.

Eu o conheci há muitos anos, em um dos nossos Congressos de Cirurgia Torácica. Era intervalo, hora do almoço, e eu o vi na fila do restaurante pacientemente esperando sua vez. Já o conhecia desde há muito tempo pois era uma Professor famoso. Queria entrar em contato, mas fiquei cheio de dúvidas se devia ou não me aproximar! Inibido criei coragem e fui até o Professor. A minha intenção era a de convidá-lo a escrever um livro sobre Cirurgia Torácica visto que no Brasil, não havia qualquer livro sobre cirurgia de tórax editado. Qual não foi a minha surpresa quando muito humildemente, além de me receber com um largo sorriso aceitou o meu convite. Foi início de uma amizade fraternal. Isto ocorreu há mais de 30 anos…Saudades!

Este livro que nasceu no CBC foi publicado em 2005 e em 2011 como segunda edição, ao lado dos Professores Roberto Saad Junior, Vicente Forte e Manoel Ximenes Netto.

Ainda pelo CBC publicou mais um livro “Tratado de Cirurgia Geral” também com duas edições, 2009 e 2015, junto com os Professores Roberto Saad Junior, Ronaldo Antônio Reis Vianna Salles, Accyoli Moreira Maia na primeira edição e na segunda houve também a autoria do Professor Heládio Feitosa de Castro Filho.

Além destes, foi autor ao lado do Professor Mauro Zamboni, do livro, “ Câncer de Pulmão”, editado em 2010.

A grandeza deste querido amigo se compreende quando se lê a última mensagem que nos mandou ao final do ano de 2021:

“Esta mensagem é para informar que nosso contrato de amizade foi renovado para 2022. Nossa amizade será para toda vida, e sou feliz porque tenho você!”

E ao amor à sua família, suas palavras por ocasião do lançamento do livro:

À Maria da Penha : dedico este livro à minha querida esposa, amiga, incentivadora e companheira de jornada; à minha filha Simone e aos meus netos Maira e Ian.

Meu grande (nosso)amigo. Um exemplo a ser seguido. Um grande, senão o maior Cirurgião Torácico do Brasil. Ah! meu amigo como fará falta para todos e especialmente para mim! Sua alegria, seu entusiasmo, sua honestidade, seus conselhos! Quanto apreendemos sobre a vida e sobre cirurgia torácica!

Os cargos ocupados, os trabalhos desenvolvidos e as honrarias recebidas estão no seu memorial, não temos espaço para expô-lo, mas a sua história de vida está gravada na alma dos que o amam e agora o homenageiam.

Um grande beijo!

Vá! Como assim quis DEUS!

Estamos tristes por não entendermos os desígnios de DEUS e justamente por não compreendê-Lo, é natural que nesta situação choramos o pranto dos homens tristes.

Vá! Mas ficará presente eternamente em nosso coração!

Haverá um reencontro! Temos Fé!

TCBC Roberto Saad Júnior.