HOMENAGEM ESPECIAL

01 - Américo Caparica Filho (Medium)

ECBC AMÉRICO CAPARICA FILHO – 1923 – 2013

Ex- Presidente do CBC e Decano do Conselho Superior do CBC

COMUNICADO SOBRE MISSA DE SETIMO DIA

Com imensa tristeza, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões convida para a missa de 7º dia de seu saudoso e ilustre Emérito, Ex-Presidente e Decano do Conselho Superior Américo Caparica Filho, que será celebrada no dia 13 de dezembro, 6ª feira, às 19h., na Igreja São José da Lagoa, na Av. Borges de Medeiros, 2735.

MENSAGEM DO DIRETORIO NACIONAL 

     O Colégio Brasileiro de Cirurgiões representado por seu Presidente, TCBC Armando de Oliveira e Silva e o Diretório Nacional, informam com pesar o falecimento do nosso querido Decano do Conselho Superior o Ex-Presidente da Instituição, ECBC Américo Caparica Filho, ocorrido em 07 de Dezembro.

     Américo Caparica Filho era especialista em cirurgia geral, formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Foi Professor Titular de Técnica Operatória e presidente da Comissão de Ética do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal Fluminense; Professor Emérito e Chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Valença da Fundação D. André Arcoverde por vários anos; atuou em vários cargos nas Secretarias de Saúde do Estado e do Município do Rio de Janeiro.

   Em 18 de maio de 2006 recebeu o título de Membro Honorário Nacional da Academia Nacional de Medicina por seu notório saber e por colaborar para o engrandecimento da medicina.

   Dedicou parte de sua vida ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões, onde considerava verdadeiramente a sua segunda casa, tinha um carinho especial pela instituição onde seguiu uma carreira profícua, foi eleito para a 21ª Diretoria e 2º Diretório Nacional 1969 – 1971 em uma eleição disputada.  Américo Caparica trabalhou para a democratização do CBC, ao permitir a entrada de cirurgiões de todo o país, capazes de dar uma maior projeção à entidade. O presidente cumpriu sua plataforma eleitoral de 10 itens, com especial atenção para a expansão do CBC a todos os pontos do território nacional através do apoio do Diretório Nacional. Em sua gestão, o número de membros cresceu em quase 40%. Propôs a reforma do Estatuto e Regimento Interno para facilitar o acesso de novos membros e novos capítulos objetivando encerrar o modelo de academia médica, terminando com o limite de vagas.

 Américo Caparica Filho promoveu o primeiro concurso para Título de Especialista em Cirurgia Geral, realizou 57 sessões científicas, 48 cursos de atualização com mais de três mil participantes, publicou 12 números da Revista do CBC, lançou o Boletim Informativo e estreitou o relacionamento com entidades médicas especializadas. Promoveu um mutirão nos capítulos para organizar a composição de membros, realizar eleições de diretorias e fomentar as atividades científicas. Na época criou a categoria dos capítulos “em organização” para isto era necessário que os estados tivessem 10 membros, entre titulares e associados. O resultado deste esforço foi a criação dos capítulos da Paraíba, Paraná, Brasília, Mato Grosso e Santa Catarina, além da dinamização dos capítulos da Bahia, Piauí, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul, que estava parado há quase 15 anos.

  Durante o XII Congresso Brasileiro de Cirurgia realizado no Hotel Glória – RJ, no período de 11 a 16 de julho de 1971, cujo tema principal foi “Complicações em Cirurgia”, com 40 simpósios e 20 convidados estrangeiros, foi realizada no dia 14 de julho a primeira prova para o concurso de Título de Especialista em Cirurgia Geral, antigo anseio dos cirurgiões brasileiros, 24 cirurgiões fizeram a prova e 10 obtiveram o título.

   Ainda em sua gestão foram dados os primeiros passos em um projeto de educação continuada na evolução do tratamento cirúrgico, aproximou o CBC dos serviços de cirurgia em diversas instituições, visitava alguns centros de estudos, organizava palestras com especialistas de diversas áreas da cirurgia. Promoveu na sede do CBC atividades semanais como discussões de casos, com as sociedades médicas, faculdades e hospitais. Em sua gestão o Núcleo Central estimulou a descentralização da entidade ao organizar eventos para valorizar o cirurgião do interior, realizou em novembro de 1969 em Itaperuna, no Norte Fluminense, um Congresso Médico. O CBC conquistou também prestígio e credibilidade além das suas atividades médicas. Em sua gestão o Governo do Estado do Rio e a Prefeitura solicitavam ao CBC análises nas compras de material cirúrgico dos hospitais públicos.

   Américo Caparica participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais e recebeu vários prêmios. Foi escolhido como patrono do XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia realizado em São Paulo em junho de 2009, os cirurgiões paulistanos receberam com carinho um carioca “da gema”, o ECBC Américo Caparica Filho.

  Foi laureado em 2002 com o prêmio mais importante do CBC, “Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões”, conferido ao cirurgião que tenha contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da Cirurgia no Brasil.

  As intensas atividades profissional e associativa esconderam o viés artístico do cirurgião. Poucos sabem que Américo Caparica foi amigo de cantores e compositores que fizeram história e criaram o ritmo brasileiro mais famoso e tocado no mundo: a bossa nova. Américo Caparica foi muito próximo de Newton Mendonça, compositor e instrumentista que tocava piano, violão e gaita e um dos personagens fundamentais para o surgimento da bossa nova. Newton Mendonça fazia muitos arranjos com Tom Jobim, mas compôs poucas músicas, porém quase todas foram sucessos, como Samba de Uma Nota Só e Desafinado. Os dois participaram inúmeras vezes de encontros musicais com o cantor Silvio Caldas.

  Américo Caparica Filho foi muito dedicado a sua família, o seu alicerce, que muito sólido, deu sustentação para todas as suas atividades como cirurgião e de caráter associativo. Foi amigo dos amigos, simples dentro de sua grandeza de espírito, isento de soberba, próprio dos homens inteligentes e de grande valor ético e moral, sempre disposto a ajudar, foi sempre ativo, em seus últimos dias em que conviveu conosco estava muito interessado no processo de sucessão do CBC, pois o que o preocupava muito era o destino da instituição. Na atual gestão conversou muito com o Presidente Armando de Oliveira e Silva e com o 1º Vice-Presidente, era firme nas suas sugestões, mas com candidez.

   Quando completou 90 anos, o atual Diretório, representado pelo Presidente Armando de Oliveira e Silva prestou uma homenagem mais que merecida ao denominar a Biblioteca do CBC de: “Biblioteca Américo Caparica Filho”, ele ficou muito feliz e emocionado, e encheu os nossos corações de alegria e sentimento de gratidão. Lembrando Mahatma Gandhi: “A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos” Américo Caparica fez de sua vida um exemplo para todos nós, viveu verdadeiramente, foi feliz.

   O ECBC Américo Caparica Filho, Ex-Presidente e Decano do Conselho Superior do Colégio Brasileiro de Cirurgiões merece o nosso respeito e a nossa gratidão por tudo o que fez pela Instituição e com certeza estará sempre em nossas memórias e em nossos corações.

 Armando de Oliveira e Silva, TCBC – Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Fernando Cesar David Silva, TCBC – 1º Vice-Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Diretório Nacional – 2012 / 2013

 

A HOMENAGEM A SEUS 90 ANOS EM 2013

No dia 27 de fevereiro de 2013 o CBC fez uma homenagem em sua sede pela passagem dos 90 anos do Decano America Caparica Filho

No dia 27 de fevereiro de 2013 o CBC fez uma homenagem em sua sede pela passagem dos 90 anos do Decano America Caparica Filho

Homenagem de seus amigos e integrantes do Diretorio Nacional do CBC

Homenagem de seus amigos e integrantes do Diretorio Nacional do CBC

A Biblioteca do CBC passou a ser denominada Americo Caparica Filho

A Biblioteca do CBC passou a ser denominada Americo Caparica Filho

OUTROS MOMENTOS NO CBC

IMG_3168 (Medium)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

JFA_8646 (Medium)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

DSC_0456 (Medium)

JFA_8645 (Medium)

Ex-presidentes do CBC reunidos na homenagem aos 80 da entidade, em São Paulo, no Congresso Brasileiro de Cirurgia, em 2009

Ex-presidentes do CBC reunidos na homenagem aos 80 anos da entidade, em São Paulo, no Congresso Brasileiro de Cirurgia, em 2009

Acompanhando as obras da nova sede do CBC ( terceiro da esquerda para a direita)

Acompanhando as obras da nova sede do CBC ( terceiro da esquerda para a direita)

Benedito Montenegro recebe o primeiro Prêmio CBC em 70 (Medium)

No momento em que entrega o primeiro Prêmio CBC, em 1970, a Benedito Montenegro.

grupo de ex-presidentes na cerimônia de posse do novo Diretorio Nacional, em 2000, na sede do CBC.

grupo de ex-presidentes na cerimônia de posse do novo Diretorio Nacional, em 2000, na sede do CBC.

 

Em sua gestão ( 1969/1971) o CBC inicional uma grande expansão nacional

Em sua gestão ( 1969/1971) o CBC iniciou uma grande expansão nacional