“Nódulos de Tireoide: diagnóstico e tratamento cirúrgico”, com o TCBC André Aquino de Carvalho (DF) e o Dr. Rodrigo Abdalla de Vasconcelos (DF)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (06/06) debateu o tema “Nódulos de Tireoide: diagnóstico e tratamento cirúrgico”, com apresentações do TCBC André Aquino de Carvalho (DF) e do Dr. Rodrigo Abdalla de Vasconcelos (DF). O TCBC Luiz Fernando Córdova (ES) foi o moderador do encontro on-line enquanto o TCBC Wendel dos Santos Furtado (DF) participou como debatedor. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 88º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

A apresentação

O webinar teve início com a apresentação do Dr. Rodrigo explicando como funciona o diagnóstico de um nódulo tireoidiano. Baseando-se nos estudos de imagem, a avaliação ecográfica é o passo mais importante para a detecção de nódulos na tireoide. Em seguida, após explicar algumas condições necessárias para a realização da ecografia, o radiologista trouxe imagens para definir e categorizar os diferentes tipos de nódulos que podem surgir na tireoide. 

Posteriormente, em conjunto ao Dr. Rodrigo, o TCBC André Aquino trouxe uma apresentação focada no tratamento cirúrgico de um nódulo tireoidiano, pela visão da cirurgia geral. O doutor começou contextualizando o público sobre os sintomas e principais fatores de risco do quadro clínico. Explicou também os contextos nos quais se escolhe pelo procedimento de excisão do lobo ou da glândula tireoide. Para finalizar, reforçou a importância da atuação em conjunto do cirurgião geral com a radiologia e a endocrinologia. 

O debate

A discussão começou com alguns questionamentos feitos pelo TCBC Wendel dos Santos Furtado. O doutor trouxe um estudo publicado por ele e seus colegas e perguntou sobre quais procedimentos deveriam ser executados no caso específico apresentado. Os participantes, então, comentaram sobre as dificuldades e limites ainda existentes na área, como a falta de padronização em alguns casos ou falta de material de estudo. Para concluir, o moderador rebateu alguns pontos principais da palestra e pediu as considerações finais de cada participante.