Nota de Falecimento: ECBC Aluizio Rodrigues

Professor do Departamento de Cirurgia da UFRJ

Com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento, ocorrido no dia 08 de Julho, do nosso estimado Professor Aluisio Soares de Sousa Rodrigues, aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1996.

Foi Chefe de Serviço do Hospital dos Marítimos (hoje, Hospital do Andaraí), onde formou muitos cirurgiões e deixou muitos amigos.

Exímio cirurgião, com atuação em Cirurgia Geral, mas tinha predileção especial por cirurgia da tireóide e paratireóide.

Fui seu assistente desde quando o Serviço de Cirurgia Geral do HUCFF da UFRJ foi dividido em Seções. O Professor Aluísio foi designado para chefiar a Seção de Cirurgia Endócrina e das Vias Biliares.

Fiquei lotado na sua Seção, em companhia dos colegas Silvio Henriques da Cunha Neto, Marco Antonio Menezes, e, posteriormente, dos professores Alberto Shanaider e José Gonçalves Veloso. Tive a honra de substituí-lo na Chefia da Secção após sua aposentadoria.

Muito organizado, anotava nos livros todos os detalhes das cirurgias realizadas, para seguimento dos pacientes e possíveis publicações. Fazia visitas diárias nas enfermarias, organizava sessões para discussão de casos, e leitura de artigos de revistas. Embora muito gentil no trato com todos os colegas, assistentes e alunos, era rigoroso no cumprimento dessas atividades.

Estudioso voraz, estava sempre bem atualizado pois frequentava quase que diariamente a biblioteca do nosso hospital, e também a biblioteca do Instituto Osvaldo Cruz, no prédio da Fio Cruz.

Nas Sessões do Serviço de Cirurgia Geral opinava com brilhantismo, e era sempre cauteloso e crítico em relação às condutas cirúrgicas agressivas. Mesmo depois de aposentado, durante muitos anos participou dessas sessões.
Era reconhecido internacionalmente por seus trabalhos publicados , e respeitado por sua conduta conservadora em cirurgia da tireoide, em especial por ser defensor da tireoidectomia parcial em pacientes jovens portadores de carcinoma diferenciado.

Autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros, que se tornaram referência em nível nacional e internacional. Sobrinho do grande cirurgião Fernando Paulino um dos ícones da cirurgia brasileira.

Casado com a Professora Maria Helena com quem teve cinco filhos: Aluísio, Maria Claudia, Paulo Sergio, Fernando Augusto, e a patologista Dra. Ana Lucia.

Teve 11 netos: Ana Carolina, Helena, Marcela, Paulo Henrique, Ana Cristina, Juliana, Pedro, Luiza, Vitória, Enzo e Lucca.

Era um avô dedicado, e as sextas feiras eram sagradas para ir lanchar com os seus netos. Era um verdadeiro “Lord”, educadíssimo, elegante, sempre de terno, gravata e cachimbo. Era agregador e organizava todo final de ano uma reunião de confraternização com seus assistentes na sua residência em Laranjeiras. Nessa ocasião mostrava com orgulho o presépio que gostava de fazer.

Deixou muitos amigos e discípulos que o admiram muito e ainda hoje seguem seus ensinamentos médicos, éticos e morais.

Falecido aos 92 anos, “lutou uma boa batalha,” conforme disse em seu discurso de despedida, durante a homenagem que recebeu do Serviço de Cirurgia Geral do HUCFF.

Era muito católico, e com certeza Deus o recebeu em um bom lugar.

Manuel Domingos da Cruz Gonçalves
Professor Associado e Chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ.
E-mail: manueldomingosdacruz@gmail.com