Nota de Falecimento – HnCBC José Carlos Prates

Nota de pesar pelo falecimento do HnCBC José Carlos Prates

Em 27 de fevereiro de 2023, perdemos um colega dos mais queridos e de competência impar em nossa arte cirúrgica: o membro honorário nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) José Carlos Prates, professor titular e livre-docente aposentado do Departamento de Morfologia e Genética da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp).

17º Congresso Paulista de Cirurgia do CBCSP – 2010 – Título Membro Honorário Nacional ao Dr. José Carlos Prates
TCBCs Paulo Maurício Chagas Bruno, Paulo Kassab, HnCBC José Carlos Prates, TCBC Gaspar Lopes

 

Prates nasceu em Piracicaba, São Paulo, em 5 de julho de 1933, ano de fundação da EPM, com a qual sua trajetória se entrelaça. Filho de mãe italiana e pai com ascendência portuguesa e alemã, desde a juventude sonhava em cursar de Medicina, já manifestando sua vocação.

Formou-se na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba em 1959 e foi monitor de anatomia. Quando concluiu a graduação, trabalhou como interno na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo até receber um convite de Renato Locchi, seu querido mentor, para atuar na Escola Paulista de Medicina.

Antes de passar a integrar diretamente o corpo docente da EPM, o que ocorreu em 1961, chamou a atenção da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para a qual começou a desenvolver projetos.

Antes da transformação da escola em universidade, Prates foi diretor da EPM, de 1974 a 1978. Seu legado, reconhecido em vida, mereceu homenagens até mesmo em espaços físicos da instituição: no prédio da Reitoria, por exemplo, há um auditório que leva seu nome.

Ainda assim, o maior reconhecimento a Prates vem em forma de carinho. O “Comprido”, como era conhecido pelos colegas professores graças aos seus quase dois metros de altura, deixa imensas saudades nos corações de familiares, amigos, colegas e alunos.

Certa vez, em texto publicado na revista da Academia de Medicina de São Paulo, o saudoso e inesquecível professor disse que “o Mestre deve conservar-se jovem a despeito da idade”. Mestre que foi em vida, dentro e fora das salas de aula, ele certamente sempre permanecerá na história e pensamentos de todos nós da cirurgia, da anatomia e da medicina do Brasil.

 

Créditos: CBCSP