Nota de pesar – Professor Alcino Lázaro da Silva

Das montanhas de Minas, para o mundo…
O Professor Alcino Lázaro da Silva cumpriu uma das mais completas trajetórias de um Cirurgião Geral. Graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 1959, ele não se contentou apenas em exercer a cirurgia com maestria, no tratamento de pacientes com diversas afecções cirúrgicas benignas e malignas. Ele também foi Professor, na mais abrangente acepção desta palavra: ensinou cirurgia na Faculdade de Medicina da UFMG desde o início dos anos 1960 até sua passagem a professor Emérito. Ensinou, também, inúmeros residentes e estagiários; eram mineiros, outros brasileiros e mesmo estrangeiros que assistiam e aprendiam com o Mestre o domínio e bom exercício da técnica cirúrgica. Desenvolveu técnicas próprias e modificou outras. Seu profundo instinto acadêmico levou muitos novos Mestres e Doutores a conhecer a Ciência, especialmente a Ciência Cirúrgica, sob sua orientação na Pós-Graduação. Na pesquisa em Cirurgia também deixou suas marcas; foram muitas as publicações em periódicos nacionais e internacionais, sempre cercado de pós-graduandos e alunos. Foi mais além: contribuiu com a formação humanística dos cirurgiões com seus comentários sobre os destinos da Medicina e suas reflexões sobre ética médica, que não eram nada mais que o reflexo de sua larga experiências na cirurgia e de seu comportamento na profissão e no ensino. Sua participação associativa foi rica. O Colégio Brasileiro de Cirurgiões, particularmente, foi sua paixão. Ingressou no CBC como membro Adjunto em 15/07/1968, passou a TCBC em 05/10/72 e a ECBC em 18/12/2006. Foi Mestre do Capítulo de MG por três vezes, empreendeu eventos, difundiu conhecimento e prestigiou o nome do Colégio em inúmeros Congressos e Jornadas que organizou. De modo especial, o Congresso “Cirurgia” floresceu como evento nacional e se destacou por muitos anos, sob seu comando. Também participava da Associação Médica de Minas Gerais, era membro da Academia Mineira de Medicina e Membro da Associação Brasileira de Medicina, entre outras entidades.
No ano passado, Prof. Alcino participou de um webinar do CBC, mostrando que, se sua atividade foi sendo modelada pela idade, sua intelectualidade tinha muito ainda a contribuir.
Em 2014, na posição de Mestre do Capítulo de MG tive a honra de saudar o Professor Alcino na cerimônia de entrega do Prêmio CBC. Em seu discurso, ao receber o Prêmio, privilegiou dissertar sobre o ensino da Cirurgia. Ao terminar, fez uma menção muito lúcida sobre sua própria condição naquele momento, dizendo “vocês estão pensando que eu sou um cirurgião que treme? Eu sou é um tremendo cirurgião”. E era mesmo.

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões encontra-se enlutado pela perda de um ilustre membro. O Professor Alcino tornou-se encantado hoje e deixará saudades.

Na pessoa da Sra. Ana Maria, esposa do professor e da TCBC Beatriz Deotti, sua filha, saudamos os familiares.

TCBC Agnaldo Soares Lima