Alfredo Alberto Pereira Monteiro

Alfredo Alberto Pereira Monteiro 1937-1939

O primeiro Congresso

Durante os dois anos de mandato de Alfredo Alberto Pereira Monteiro foram realizados os primeiros Congressos Brasileiro e Americano de Cirurgia, no Rio de Janeiro, na sede da Academia Nacional de Medicina.

Apesar de contar com poucos recursos financeiros para a organização do evento, Alfredo Monteiro conseguiu mobilizar os inúmeros amigos que fizera em viagens a diversos centros cirúrgicos da América Latina. Por isso, foi possível convidar 30 palestrantes do Brasil, nove da Argentina, um do Chile e um do Uruguai.

A Comissão Organizadora do evento era presidida por Alfredo Monteiro e integrada por Ugo de Castro Pinheiro Guimarães e Oscar Alves, que conseguiram o apoio do Governo Getúlio Vargas, através do Ministério das Relações Exteriores, da Educação e Saúde e do Distrito Federal, então ainda no Rio de Janeiro. A Sessão Inaugural, no Teatro Municipal do Rio, em 4 de setembro de 1938, foi presidida pelo então Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema.

Drenagem abdominal, Retites estenosantes, Supurações Pulmonares Crônicas e Assepsia Integral, foram os temas discutidos nas palestras, além de sessões de temas livres.

O mandato foi encerrado com 54 titulares, sete colaboradores, nove titulares estaduais, um honorário nacional e um honorário estrangeiro.

1947 – 1949

Homenagem a Oscar Alves

A estabilidade financeira ficou comprometida na gestão do Diretório presidido por Alfredo Alberto Pereira Monteiro, mesmo tendo registrado um crescimento de quase 20% com novos membros. A situação aconteceu devido à demora do Governo Federal em repassar a verba de patrocínio ao IV Congresso Brasileiro de Cirurgia e do V Congresso Interamericano de Cirurgia, que só foi autorizada após o evento. Além disso, a Prefeitura do Distrito Federal, no Rio, havia cancelado a subvenção anual de 20 mil cruzeiros, fornecida desde 1945, e a taxa de inadimplência dos membros do CBC estava muito alta.

Nas Assembléias Extraordinárias realizadas em janeiro de 1948, a entidade promoveu uma homenagem ao ex-presidente Oscar Alves, falecido em dezembro do ano anterior. Na ocasião, decidiu-se também transferir a secretaria do CBC, que durante cerca de 20 anos estava localizada no consultório do ex-presidente, para a sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

Alfredo Monteiro não descuidou do intercâmbio com outros centros estrangeiros. Por isso pronunciaram conferências nas Sessões do Colégio professores da França, Estados Unidos e Argentina. O CBC também participou, em outubro de 1948, do V Congresso Interamericano de Cirurgia, realizado em La Paz, na Bolívia.

Clique aqui para conhecer a 5ª Diretoria (1937 – 1939).
Clique aqui para conhecer a 10ª Diretoria (1947 – 1949).