Américo Caparica Filho

Américo Caparica Filho 1969-1971

A Nacionalização

A arrancada para a nacionalização do CBC, seria retomada pelo presidente Américo Caparica Filho, que concorreu com Fernando Paulino Soares de Souza, na segunda Assembléia geral para eleição de âmbito nacional. Segundo o ex-presidente Guilherme Eurico Bastos da Cunha, Américo Caparica foi o divisor de águas na democratização do CBC, ao permitir a entrada de cirurgiões de todo o país, capazes de dar uma maior projeção à entidade.

O presidente cumpriu sua plataforma eleitoral de 10 itens, com especial atenção para a expansão do CBC a todos os pontos do território nacional através do apoio do Diretório Nacional. Em sua gestão, o número de membros cresceu em quase 40%.

Américo Caparica Filho propôs a reforma no Estatuto e Regimento Interno para facilitar o acesso de novos membros e novos capítulos. O objetivo era encerrar o modelo de academia médica, terminando com o limite de vagas para o ingresso de Membros Titulares, o que tornava impossível o ingresso de novos cirurgiões.A possibilidade só poderia acontecer se houvesse a transferência de um Membro Titular para Emérito ou então o seu falecimento.

Abertura nacional

Promoveu o primeiro concurso para Título de Especialista em Cirurgia Geral, realizou 57 sessões científicas, 48 cursos de atualização, com mais de três mil par ticipantes, publicou 12 números da Revista do CBC, lançou o Boletim Informativo e estreitou o relacionamento com entidades médicas especializadas e atraiu a comunidade médica dos hospitais.

Dentro da política de abertura nacional promoveu um grande mutirão nos capítulos para organizar a composição definitiva de membros, realizar eleição de diretorias e incrementar as atividades científicas. O novo Diretório Nacional criou a categoria dos capítulos “em organização”. A exigência principal era que os estados já tivessem pelo menos 10 membros, entre titulares e associados.

O resultado foi a criação dos capítulos da Paraíba, Paraná, Brasília, Mato Grosso e Santa Catarina, além da dinamização dos capítulos da Bahia, Piauí, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul, que estava parado há quase 15 anos.

Primeira prova

Cerca de 1.500 congressistas de todo o país par ticiparam do XII Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado no período de 11 a 16 de julho, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. “Complicações em Cirurgia” foi o tema central, que foi discutido em 40 simpósios e 21 conferências, com a participação de 20 convidados estrangeiros.

No dia 14 de julho, durante o XII Congresso Brasileiro de Cirurgia, foi realizada a primeira prova para o concurso de Título de Especialista em Cirurgia Geral, antigo anseio dos cirurgiões brasileiros. O Diretório Nacional decidiu só conceder esse título para Cirurgia Geral, respeitando o direito das sociedades cirúrgicas especializadas de âmbito nacional. Inscreveram-se 43 cirurgiões, sendo que só 24 fizeram a prova escrita e apenas 10 foram aprovados.

Na gestão de Américo Caparica o CBC deu os primeiros passos em um projeto de educação continuada para que a entidade ficasse mais presente na evolução do tratamento cirúrgico e na aproximação com os hospitais. Nesse sentido, visitava também alguns centros de estudos de estabelecimentos de saúde para organizar palestras com especialistas, como era o caso do cirurgião plástico Ivo Pitanguy. Reunia também na sede do CBC as sociedades médicas, faculdades e hospitais em discussões de casos, às segundas feiras à noite.

Além disso, o Núcleo Central começou a estimular a descentralização da entidade ao organizar eventos fora do Núcleo Central para valorizar o cirurgião do interior. Um dos exemplos foi a realização de um Congresso Médico do Norte Fluminense, realizado em Itaperuna, em novembro de 1969.

O CBC também conquistou prestígio e credibilidade além dos limites do meio médico. O Governo do Estado do Rio e a Prefeitura solicitavam ao CBC que analisasse as compras de material cirúrgico dos hospitais públicos. Quando algum estabelecimento de saúde precisava de material, a lista era enviada ao CBC para análise da necessidade da compra e a qualidade do que estava sendo solicitado.

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