Antônio Benevides Barboza Vianna

Antônio Benevides Barboza Vianna  1943 - 1945

Queda no ritmo

Comparado ao período de Ugo Pinheiro Guimarães e Oscar Alves houve queda no ritmo de crescimento na gestão de Antônio Benevides Barboza Vianna, apesar do número ter aumentado para 181 membros.

No entanto, o Diretório incrementou os capítulos estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, e criou o de Minas Gerais, cujo Mestre foi o professor Eduardo Borges da Costa.

Barboza Vianna ainda incentivou a criação dos capítulos da Bahia e Pernambuco, mas não foi possível concretizar o seu projeto, pois devido a problemas de saúde teve que se afastar da presidência, no primeiro semestre de 1945. Em seu lugar assumiu o vice Arnaldo de Moraes.

Em julho de 1944 foi realizada uma Sessão Solene para comemorar o aniversário do CBC e recepcionar o novo Membro Honorário, professor Augusto Paulino Soares de Souza. Alguns cirurgiões estrangeiros de prestígio participaram de Sessões, entre eles Pablo Mirizzi e Angel Cinelli, da Argentina e Leo Eloesser, dos Estados Unidos, que foi empossado como Membro Correspondente.

Clique aqui para conhecer a 8ª Diretoria (1943 – 1945).