Correntino Weguellin Nogueira Paranaguá

Correntino Weguellin Nogueira Paranaguá 1953-1955

Congresso Interamericano

Correntino Paranaguá continuou o ciclo de renovação iniciado na gestão anterior. O CBC aumentou substancialmente os seus quadros no biênio, pois foram realizadas novas reformas no Estatuto que proporcionaram a ampliação do número de Membros Titulares do Núcleo Central, de 150 para 200. Os Colaboradores passaram a ser denominados Titulares Colaboradores. Os Membros Aspirantes passaram a ser chamados de Membros Associados, com o ingresso em número ilimitado.

Os Titulares e Titulares Colaboradores com mais de 25 anos na categoria ou 65 anos de idade poderiam ser elevados a Membros Eméritos e não mais a Honorários Nacionais.

O novo Estatuto estabelecia que no Rio de Janeiro haveria um Núcleo Central diretor e que cada Capítulo seria dirigido por uma diretoria própria, eleita e constituída de acordo com as novas regras estabelecidas.

Através da expressiva atuação do CBC na América Latina a Associação de Congressos Inter- Americanos de Cirurgia – ACIC escolheu São Paulo para ser a sede do 10º Congresso Interamericano de Cirurgia, previsto para 1954. No entanto, o suicídio do Presidente da República Getúlio Vargas paralisou temporariamente o apoio financeiro do Governo Federal e o evento foi transferido para o ano seguinte.

O novo presidente também estreitou o relacionamento cultural com os capítulos, principalmente os do norte-nordeste do país onde os eventos médicos eram realizados com menor freqüência. Promoveu programa de conferências e demonstrações cirúrgicas coordenadas por Humberto Barreto. Em Teresina foram realizadas quatro conferências e 18 demonstrações cirúrgicas, formando equipes com os próprios colegas dos capítulos. Humberto Barreto também ajudou a instalar o capítulo do Maranhão através de inúmeras atividades científicas.

1961 – 1963

Crise financeira

Ao ser empossado pela segunda vez, o presidente Correntino Paranaguá declarou que pretendia criar novos capítulos, participar de forma mais ativa da formação dos futuros cirurgiões através da realização de cursos que abrangessem setores da cirurgia geral e de suas especialidades. Em seu discurso de posse, elogiou o trabalho do seu antecessor Raymundo de Britto que livrou o CBC de um complexo de inferioridade ao inaugurar a primeira sede própria, pois há 32 anos a entidade era hóspede de sociedades médicas. Em março de 62, o presidente renunciou em virtude de sua transferência para Brasília, sendo substituído por Jesse Teixeira.

O VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia foi realizado em São Paulo, de 7 a 13 de julho, na Faculdade de Medicina da USP, numa demonstração de apreço à intensa atividade que vinha sendo desenvolvida pelo capítulo local. O presidente de honra foi o Presidente da República, João Goulart, e como membros de honra, o Governador de São Paulo, Ademar de Barros, o Prefeito Prestes Maia e o Ministro da Saúde, Wilson Fadul.

Não houve um tema central a ser discutido como nos eventos anteriores, mas sim 15 temas, 125 apresentações de temas livres, 19 filmes científicos e quatro cursos de atualização. Foram 15 congressistas do exterior: 10 da Argentina, dois do Chile, um do Paraguai, França e Uruguai.

Em setembro de 1963, o CBC encontrava-se em crise financeira e institucional devido à instabilidade política no Brasil. Apenas um número do Boletim do Colégio Brasileiro de Cirurgiões pôde ser editado, reunindo as atividades do período de Raymundo de Britto e Correntino Paranaguá.

Clique aqui para conhecer a 13ª Diretoria (1953 – 1955).
Clique aqui para conhecer a 17ª Diretoria (1961 – 1963).