Daher Cutait

Daher Cutait 1977-1979

Momentos históricos

O novo presidente assumiu com a missão de inaugurar a nova sede, o que aconteceu no final do seu mandato. O consenso apontava para a necessidade da permanência da mesma equipe responsável pelo planejamento, construção e financiamento criada na gestão anterior.

Em fevereiro de 1979 foi concedido o habite-se. Em março, o CBC ocupou o terceiro andar para a administração da entidade e no dia 24 de novembro, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Chagas Freitas, recebeu o diploma de Benemérito do CBC na cerimônia de inauguração.

No entanto, no dia 2 de agosto do mesmo ano, Daher Cutait já havia participado de outro momento histórico da entidade. A abertura da Sessão Solene Comemorativa do cinqüentenário da entidade, durante o XV Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado em São Paulo, no dia 2 de agosto, no Centro de Convenções do Anhembi.

O Congresso Brasileiro recebeu mais de dois mil participantes, que assistiram a uma programação científica com 310 temas livres, 30 simpósios, 11 colóquios e 21 cursos de atualização, fóruns televisados e a exibição de seis filmes de técnicas cirúrgicas.

Apesar do acompanhamento das obras da nova sede terem consumido tempo e debilitado a saúde financeira do CBC, Daher Cutait e seu Diretório Nacional ainda tiveram energia para empreender diversas ações: reformulou o Regulamento do Concurso para Título de Especialista em Cirurgia Geral, que passou a ser realizado todo ano, em vários pontos do território nacional no mesmo dia e horário.

Em 1977, criou a Regional de Campinas, instalou a Comissão Nacional de Trauma, realizou cinco jornadas regionais de cirurgia,no Norte, Nordeste e Centro Oeste, além da realização do 1º Encontro de Integração dos Mestres dos Capítulos, em Teresina (PI).

No mesmo ano, o Conselho Federal de Medicina reconheceu a validade do título de especialista outorgado pelo CBC, e o Governo Federal regulamentou oficialmente a residência médica no país, reivindicada pelo Colégio desde 1975.

Clique aqui para conhecer a 24ª Diretoria (1977 – 1979).