Gastão Dias Velloso

Gastão Dias Velloso 1963-1965

Utilidade pública

Desde o início de sua gestão, o presidente Gastão Dias Velloso procurou inovar as atividades do CBC, abandonando praticamente as sessões ordinárias tradicionais para a apresentação de duas ou três comunicações do membro da casa. Deu ênfase às sessões específicas destinadas a determinados assuntos, especialmente convocadas com essa finalidade e as promoveu, sempre que possível, conjuntamente com outras entidades congêneres.

Estimulou o Colégio a reunir em sua sede mais de 10 convidados estrangeiros de renome na cirurgia mundial. Em julho de 64, o CBC foi reconhecido oficialmente como instituição de Utilidade Pública, através de lei promulgada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do médico e Deputado Estadual Domingos Ângelo. Esse foi um fator muito positivo para o CBC, gerador de inúmeros benefícios.

Na gestão de Gastão Dias Velloso foi realizado o IX Congresso Brasileiro de Cirurgia, em julho de 1965, no Centro de Convenções do Hotel Glória. Uma das novidades foi a escolha, pela primeira vez, de um tema central; no caso, o câncer. A vantagem era a possibilidade de despertar o interesse de todos os cirurgiões gerais e especializados, modelo que prevalece até hoje. Foram introduzidas novas modalidades, como os colóquios, atividades que colocavam à disposição dos congressistas, durante 45 minutos, um especialista para responder perguntas e esclarecer dúvidas.

Clique aqui para conhecer a 18ª Diretoria (1963 – 1965).