Guilherme Eurico Bastos da Cunha

Guilherme Eurico Bastos da Cunha 1986-1988

Quitação de dívida

Ao assumir a presidência do Diretório Nacional, Guilherme Eurico Bastos da Cunha estabeleceu algumas diretrizes administrativas: saudar a hipoteca do edifício sede do CBC, tornar lucrativa todas as áreas da entidade que eram alugadas a terceiros.Era preciso também tornar a revista e o boletim do CBC indexável e autofinanciável, melhorar as atenções ao ensino continuado da cirurgia para o ingresso de novos membros para o CBC e Iniciar a formação e instalação do capítulo do Amazonas.

Na área científica, o novo Diretório Nacional priorizou a realização dos Congressos Regionais e a realização do XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia, que foi realizado em São Paulo. Foram promovidos, ainda, diversos cursos visando o aprimoramento continuado da cirurgia em âmbito nacional e também no Núcleo Central, além da remodelação do concurso do Título de Especialista.

A quitação da hipoteca com a Caixa Econômica Federal para a construção da nova Sede própria foi o primeiro grande desafio. “Sem dúvida alguma, devemos todos à genialidade de Renato Pacheco Filho que, realizando duas hipotecas do terreno e de parte da construção em cada uma delas do nosso edifício sede, conseguiu erguê-la e completá-la. Restou-nos a segunda hipoteca a ser paga à Caixa Econômica Federal, exatamente a que correspondia a lâmina vertical que abriga os consultórios”, relembra o ex-presidente.

Um Brinde Especial

Ao tomar posse, o Diretório identificou a oportunidade surgida com o advento do Plano Cruzado, no Governo do Presidente José Sarney, para que houvesse condições econômico-financeiras para a quitação da dívida com a Caixa Econômica Federal.

Nesta ocasião toda a responsabilidade da solução foi arcada pelo nosso Tesoureiro Augusto Paulino Netto que, com rara maestria, concluiu estas negociações. Lembramos muito bem que no dia em que comemoramos a liquidação desta hipoteca, não tínhamos nem dinheiro para contratar um coquetel celebrativo ou levar uma garrafa de Champanhe ou de Whisky para brindar a data. Todos nós levamos alguma coisa para brindar esse belo dia – comenta Guilherme Eurico Bastos da Cunha.

As áreas de uso externo do edifício sede, no ponto de vista do Diretório, deveriam ser lucrativas para o CBC. Por isso a entidade revisou os preços de todos os aluguéis, da sede bancária, do bar e restaurante e do Centro de Convenções. Administrada por uma empresa especializada, a garagem começou a gerar lucro e tirou da entidade a enorme responsabilidade de responder pela segurança dos veículos ali deixados.

Primeira prova oral

O concurso para de Título de Especialista do CBC foi modificado. O objetivo era obter o Título através de uma prova escrita, eliminatória, seguido de uma prova prático-oral a que são submetidos apenas os candidatos aprovados na primeira prova. Responsável pelas modificações, o professor Marcos Moraes procurou aproximar-se do modelo do “American Board of Surgery”.

O exame prático-oral é realizado nas dependências de um hotel onde procuramos oferecer ao candidato a tranqüilidade para discutir as questões levantadas. São feitas apresentações de exames de imagens, laboratoriais e mesmo histopatológicos em uma conversa bastante informal entre o examinador e seu examinando, buscando aliviar ao máximo a reação estressante a que todo o exame impõe ao candidato – explica Guilherme Eurico Bastos da Cunha.

O Congresso de 1988, realizado em São Paulo, no Centro de Convenções do Anhembi, cumpriu plenamente todas as metas previamente determinadas e constituiu-se em mais um sucesso do CBC. Como o resultado financeiro superou as expectativas, foi possível recompor o caixa da entidade após o pagamento da hipoteca junto à Caixa Econômica Federal.

Clique aqui para conhecer a 27ª Diretoria (1986 – 1988).