João de Lorenzo

João de Lorenzo 1971-1973

Criação das regionais

Prosseguiu com o mesmo projeto de aber tura da entidade a nível nacional, alavancada por Américo Caparica Filho, de estimular o crescimento da entidade através dos 13 capítulos e da regulamentação das regionais, já prevista na reforma do Estatuto empreendida pela administração anterior.

A primeira regional, inaugurada em 15 de setembro de 1972, foi a da Zona da Mata, em Minas Gerais, na Sessão Solene realizada na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, durante a realização do IX Congresso Médico da entidade. O ex-presidente Américo Caparica foi designado para coordenar um curso de pré e pós-operatório e uma mesa redonda sobre Patologia dos Cólons.

Entre 1971 e 1972 o CBC apoiou jornadas médicas em Barbacena e Carangola (MG), Pelotas (RS), Muriaé (RJ) e Itabuna (BA) mobilizando representantes do Diretório Nacional e de diversos cirurgiões notáveis, como foi o caso do professor Eurícledes Zerbini. Em sua gestão foram criados os capítulos do Pará e da Paraíba. Através dos 15 números editados do Boletim Informativo da entidade foram divulgados os eventos programados nos capítulos de Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Paraná, Goiás, Distrito Federal. Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e Maranhão.

Durante a realização do XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado no Hotel Glória, em julho de 1973, o Diretório Nacional retomou a tentativa de Américo Caparica Filho de uma maior aproximação com as entidades cirúrgicas da América Latina, visando a fundação de uma associação ou federação que as congregasse.

Por isso foram organizados paralelamente o I Congresso Latino-Americano de Cirurgia e o I Seminário Latino- Americano sobre Ensino da Cirurgia, que reuniu os maiores nomes da cirurgia do continente. Mais de duas mil pessoas assistiram a 21 mesas redondas, 14 conferências, 22 colóquios e 458 temas livres distribuídos em 31 sessões. Foram convidados 24 palestrantes internacionais.

O resultado foi a fundação da Federação de Entidades Latino-Americanas de Cirurgia – FELAC. Em outubro de 1973, numa reunião em Buenos Aires, o Brasil foi escolhido para ser a sede administrativa. O presidente do CBC, João de Lorenzo, foi o primeiro presidente nos quatro primeiros anos da nova entidade.

Clique aqui para conhecer a 22ª Diretoria (1971 – 1973).