Oscar Alves

Oscar Alves 1941-1943

Capítulos estaduais

Ugo Pinheiro Guimarães, em seu discurso de transmissão da presidência a Oscar Alves disse: “Você chega à presidência sem campanha, com a naturalidade dos fenômenos previstos e necessários. Sua retidão profissional, seu grande respeito e interesse pela cultura e sua exemplar capacidade funcional nos espinhosos cargos e sua invariável afabilidade, explicam tanto sucesso alcançado no Brasil e no exterior”.

Em 1941, surgiram os dois primeiros capítulos estaduais, São Paulo e Rio Grande do Sul, que foram um marco para o início da nacionalização da entidade. No dia 5 de novembro, Benedicto Montenegro tomou posse como Mestre do Capítulo de São Paulo. No ano seguinte, o professor Luiz Guerra Blessman assumiu o cargo de Mestre do Capítulo do Rio Grande do Sul.

No mesmo ano, o CBC atendia convite do Corpo de Saúde do Exército para um Curso de Emergência destinado a preparar médicos que seriam convocados para servir na II Guerra Mundial, na Europa.

Em agosto de 1942 foi comemorado o centenário da ligadura da aorta abdominal feita no Brasil pelo Professor Cândido Borges Monteiro – O Visconde de Itaúna.Compareceram representantes do Presidente da República, ministros, o prefeito da Capital e representantes de sociedades médicas. Outras sessões semelhantes aconteceram nas cidades de Campos, São Paulo, Vitória (ES), Aracaju, Curitiba, Porto Alegre e Teresina.

Ao fim do seu mandato, Oscar Alves conseguiu um aumento de cerca de 30% no número de sócios. Agora já eram 156 Membros, sendo que 70% do Rio de Janeiro.

Clique aqui para conhecer a 7ª Diretoria (1929 – 1931).