Raymundo de Moura Britto

Raymundo de Moura Britto 1959 - 1961

Enfim, a sede própria

“Transmito agora o resultado de dois anos de lutas e um facho luminoso de esperança e fé, num futuro cada vez mais grandioso para o Colégio Brasileiro de Cirurgiões”. Em seu discurso no dia da inauguração da primeira sede própria, Raymundo de Britto realizava um sonho esperado desde a fundação do CBC, há 32 anos.

A expansão nacional do CBC inicia-se com Ugo Pinheiro Guimarães, e o processo de abertura da entidade às novas gerações médicas, empreendido por Rolando Monteiro e as diretorias que lhe sucederam tiveram um eficaz suporte com a sede própria inaugurada por Raymundo de Britto.

Raymundo de Britto iniciou uma campanha para captar recursos junto aos colegas cirurgiões, instituições financeiras e indústrias farmacêuticas. Conseguiu apoio do Senador Reginaldo Fernandes, que também era médico, para a inclusão de um projeto para uma verba especial do Governo Federal. O resultado é que em sua administração foi possível dispor de recursos para construir a sede própria e aumentar o patrimônio do CBC em mais de 30 vezes.

A sede era um antigo casarão colonial de dois pavimentos cercado de plantas tropicais, arbustos, flores e árvores frutíferas, na rua Visconde de Silva, 52. A inauguração, que fez parte da programação do VII Congresso Brasileiro de Cirurgia, aconteceu no dia 19 de julho de 1961, com a presença do Governador do antigo Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. Em seguida, foi oferecido um churrasco nos jardins da casa.

Cerca de 500 pessoas participaram do VII Congresso Brasileiro de Cirurgia.Foram discutidos quatro temas oficiais de cirurgia geral em 10 mesas redondas e 153 temas livres, além da realização de sessões cirúrgicas em serviços de cirurgia em diversos hospitais públicos da cidade.

Raymundo de Britto também deu atenção especial também às atividades científicas. Promoveu nove simpósios de cirurgia torácica, ginecologia, neurocirurgia, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia. Instituiu 10 bolsas de estudo para cirurgiões para estágio em hospitais do Rio de Janeiro e São Paulo durante um ano, cabendo aos capítulos a seleção dos candidatos.

Nessa época, o CBC já se preocupava com a qualidade dos serviços de saúde. Por isso, em colaboração com a Associação Brasileira de Hospitais, fez pesquisas para instituir o padrão minímo de qualidade dos estabelecimentos de saúde do país.

Clique aqui para conhecer a 16ª Diretoria (1959 – 1961).