Roberto Saad Júnior

Roberto Saad Júnior

Representação política

No início da gestão, o Diretório reuniu-se com todos os mestres de Capítulos e Vice Presidentes Setoriais, para analisar os problemas de cada Estado. Em seguida, os membros do Diretório Nacional visitaram os capítulos do Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Goiás, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Brasília, Rio Grande do Sul, Bahia, Amazônia e Pará. Foram equacionadas as inadimplências, incentivadas as organizações de jornadas e inauguradas regionais, além da captação de novos membros e compras de sedes para Pernambuco, Espírito Santo e Ceará.

O novo Diretório Nacional fez uma revisão do Estatuto do CBC e propôs algumas modificações no documento, que vigorava há 10 anos e que foram aceitas pelo Conselho superior, entre elas a aprovação da reeleição para presidente da entidade. O Diretório Nacional conseguiu uma aproximação importante com as demais especialidades cirúrgicas. Agendaram-se inúmeras reuniões na Sede do CBC com os Presidentes Nacionais destas especialidades. Segundo Roberto Saad, a aproximação com a AMB trouxe muitos ensinamentos para o CBC. “Hoje somos parceiros no Ministério da Saúde, na Comissão Nacional de Residência Médica e na Agência Nacional da Saúde Suplementar”, explica.

Em contatos com laboratórios e indústrias, a entidade conseguiu patrocínio para lançamentos de fascículos sobre assuntos científicos de interesse geral, abrangendo diversas áreas em diversas especialidades. A confecção destes artigos rendeu dividendos financeiros ao CBC, que foram revertidos como mais um benefício aos associados da entidade.

Contatos políticos

No dia 25 de agosto de 2000, ocorreu sessão extraordinária para entrega do Título de Benemérito ao Excelentíssimo Vice-Presidente da República, Senador Marco Maciel. Esta sessão, além de homenagear um homem público, conseguiu também estreitar laços importantes entre o CBC e as autoridades governamentais.

Em julho de 2001, o Presidente do Congresso Nacional, Senador Antonio Carlos Magalhães, recebeu representantes de entidades médicas nacionais em audiência no Senado Federal. O Presidente da AMB Eleuses Vieira de Paiva; o Secretário Geral do CFM, Rubens dos Santos Silva, e o Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões parabenizaram o Senador por sua atuação em favor de projetos relacionados à saúde pública do País. O XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia realizado em São Paulo, também foi mais um evento de sucesso do CBC, com a produção de importantes consensos.

2004 – 2005

A defesa do cirurgião

Em 2004 e 2005, o CBC foi muito solicitado pela Comissão Nacional de Residência Médica para colaborar, opinar e avaliar os programas de residência médica em todo o País, com um importante estreitamento das relações do CBC e CNRM, a par tir de então. O resultado foi o reconhecimento da Comissão Nacional de Residência Médica, após inúmeras tentativas do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, pela residência em cirurgia geral de quatro anos.

A AMB decidiu idealizar a revalidação do título de especialista por meio de pontuação. Por isso, foi designada pela entidade, uma comissão, com a participação do CBC, para regulamentar esta situação. O Colégio Brasileiro de Cirurgiões também esteve presente junto ao CFM, na defesa da Lei que regulamenta o ato médico e que finalmente foi aprovada.

União dos médicos

Uma outra importante ação do CBC foi a sua atuação, por ocasião da Medida provisória 232 editada pelo Governo no dia 30 de dezembro de 2004. Ela ampliou de 32% para 40% a base de incidência da contribuição social sobre o lucro líquido e o imposto de renda para os prestadores de serviço que usam o lucro presumido para o cálculo de tributos. “Esta fúria tributária fez com que a Associação Comercial de São Paulo, por meio de seu Presidente Guilherme Afif Domingos, procurasse a AMB para uma ação conjunta contra esta Medida Provisória inconstitucional, com a par ticipação do CBC”, lembra Roberto Saad. Este movimento teve por objetivo reunir o maior número de pessoas para protestar em Brasília e impedir que esta MP fosse aceita pelos Deputados Federais. O resultado é que a MP não foi aprovada.

Outra frente de luta do CBC foi contra as indenizações injustas impostas pela justiça em ações por dano moral, ocasionadas por supostos erros médicos. Reuniões com magistrados, com os Conselhos Regionais de Medicina e o Deputado federal Rafael Guerra, Presidente da frente Parlamentar da Saúde, com o Secretario da Reforma do Judiciário, culminaram com uma entrevista à revista Época publicada na edição de junho de 2005, onde o CBC conseguiu colocar o assunto em pauta para uma ampla discussão pública.

Na gestão de Rober to Saad foi realizado o XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, em 2005, no Riocentro, mais um enorme sucesso junto aos cirurgiões e residentes, do ponto de vista científico e financeiro.

Clique aqui para conhecer a 32ª Diretoria (2000 – 2001).
Clique aqui para conhecer a 34ª Diretoria (2004 – 2005).