Ugo de Castro Pinheiro Guimarães

Ugo de Castro Pinheiro Guimarães 1939-1941

CBC no continente

A eleição foi disputada. Não existiam chapas devidamente organizadas e a votação era feita para cada cargo. Para presidente foi empossado Ugo de Castro Pinheiro Guimarães e para vice, Raul Pitanga Santos. Ao assumir a presidência, Ugo Pinheiro Guimarães elogiou o mérito das administrações passadas. “Em dez anos tornaram realidade o que parecia devaneio, desbravaram o caminho, ganharam sempre mais um vasto campo de ação, construindo obra imperecível”, proclamou.

Sua diretoria foi a que melhor divulgou o Colégio perante as entidades de cirurgiões especialistas e se relacionou com os cirurgiões da América do Sul.A criação de uma confederação sul-americana de cirurgia foi discutida em sessões nos meses de setembro e outubro de 1939. Uma comissão foi composta para fazer contato com cirurgiões de outros países. A idéia foi bem aceita, sendo criada a Associação de Congressos Interamericanos de Cirurgia, com sede em Buenos Aires.

O Diretório promoveu importantes modificações no Estatuto e Regimento Interno, que permitiram o início da expansão do CBC aos mais diversos pontos do território nacional através da criação de capítulos estaduais, o aumento do número de membros no Rio e em outros estados, embora o critério limitador de vagas ainda fosse mantido: 100 Titulares, 22 Colaboradores e 150 para membros estaduais, além dos honorários nacionais e estrangeiros e correspondentes no exterior. Em 1939, foi criado o Prêmio Brant Paes Leme, destinado ao melhor trabalho sobre técnica cirúrgica, a ser distribuído anualmente.

1945 – 1947

Cientista estrangeiro

Com o afastamento de Antônio Benevides Barboza Vianna da presidência, os 109 membros do Rio de Janeiro decidiram que para estimular o crescimento da entidade era necessária a volta de Ugo Pinheiro Guimarães à presidência do CBC.

A nova Diretoria realizou bastantes sessões, estimulou o funcionamento dos capítulos e implantou os da Bahia e Pernambuco. Realizou 25 Sessões Ordinárias e cinco Extraordinárias, entre elas para recepcionar Sir Howard Florey, co-descobridor da Penicilina.Houve um aumento de cerca de 10% no crescimento da entidade.

Um dos atos de maior destaque e grande repercussão foi a sessão solene realizada no Ministério da Educação e Saúde, no dia 19 de novembro de 1945 para homenagear os médicos do Exército, Marinha e Aeronáutica que participaram da 2ª Guerra Mundial.

Foram distribuídas medalhas de bronze a todos os médicos que estiveram a serviço. Em seu livro sobre a Evolução da Cirurgia no Brasil, Renato Pacheco Filho revela que a homenagem foi uma das cerimônias mais empolgantes e significativas patrocinadas pelo CBC, prova de admiração, entusiasmo e respeito que contou com o apoio unânime de todos os médicos brasileiros.

Clique aqui para conhecer a 6ª Diretoria (1939 – 1941).
Clique aqui para conhecer a 9ª Diretoria (1945 – 1947).