Sessão Solene Comemorativa pelos 88 anos do CBC tem entrega do Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Medalha do Mérito Cirúrgico

Entrega do Premio CBC a Manlio Speranzini.

O membro Emérito do CBC Manlio Basílio Speranzini, do Capítulo de São Paulo, recebeu o Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões durante a Sessão Solene Comemorativa do 88º Aniversário do CBC.  O Prêmio CBC, o mais importante da entidade, é concedido anualmente ao cirurgião brasileiro que tenha contribuído para o ensino e desenvolvimento da cirurgia.

A cerimônia foi realizada no dia 22 de julho, a partir das 18h, no Centro de Convenções CBC/Amil, no Rio de Janeiro. Na programação teve a posse de novos membros Titulares, Adjuntos, Aspirantes e Acadêmicos, entrega dos Prêmios Oscar Alves e Brant Paes Leme, além da Medalha do Mérito Cirúrgico.

O cirurgião geral de São Paulo, Antonio Carlos Branco, recebeu o diploma de membro Emérito.

 

O cirurgião geral de São Paulo, Antonio Carlos Branco, recebeu o diploma de membro Emérito.

O presidente do CBC, TCBC Paulo Roberto Corsi, em seu discurso, lembrou a importância da tradição dos rituais das posses de novos membros, os símbolos do CBC, os principais pontos da história de 88 anos da maior associação cirúrgica da América Latina e também os novos passos rumo à modernização. “Nós temos inovado uma série de coisas no CBC mas preservamos o rito nas cerimônias. Temos orgulho de usar a beca pois significa sabedoria e principalmente ética”.

A representante do Médicos Sem Fronteiras, Vanessa Cardoso, apresentou o perfil da instituição.

 O Colégio Brasileiro de Cirurgiões anunciou, na solenidade, o apoio à ONG internacional Médicos Sem Fronteiras. A representante do MSF no Rio de Janeiro, Vanessa Cardoso, foi convidada a apresentar o perfil da instituição e as informações gerais para os cirurgiões colaborem como voluntários ou  então contribuírem como doadores.

 

 

 

Medalha do Mérito Cirúrgico” in memoriam ao ECBC William Saad Hossne. 

O filho do ECBC William Saad Hossne recebe a homenagem in memoriam em nome do seu pai.

Outorgada a cirurgiões vivos que tenham prestado relevantes serviços como cirurgião ou para a cirurgia de sua região, com idade igual ou superior a 70 anos e não tenham sido agraciados com o Prêmio “Colégio Brasileiro de Cirurgiões”.

O membro Emérito do CBC, falecido em maio de 2016,foi professor emérito da FMB-Unesp,fundador da Sociedade Brasileira de Bioética,  diretor científico e vice-presidente do Conselho Superior da
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

 

 

PRÊMIO “OSCAR ALVES” – Ao melhor trabalho publicado na Revista do CBC.

Gustavo David Ludwig, vencedor do Prêmio Oscar Alves

Trabalho: “Modelo Preditivo Integrado para a Presença de Câncer de Próstata Utilizando Dados Clínicos, Laboratoriais e Ultrassonográficos” Rev. Col. Bras. Cir. Vol. 43 (6): 430-437, nov/dez 2016.

Autor: ACCBC Gustavo David Ludwig

Coautores: Henrique Peres Rocha, Lúcio José Botelho, Maira Brusco Freitas

 

PRÊMIO “BRANT PAES LEME” – Distribuído anualmente entre os cirurgiões brasileiros cujos trabalhos versem sobre assuntos de clínica cirúrgica.

Trabalho: “Avaliação dos Efeitos do Sucralfato na Preservação das Junções Intercelulares das Células da Mucosa Cólica Desprovida de Trânsito Intestinal: Estudo Experimental em Ratos”.

Autor: TCBC Carlos Augusto Real Martinez

Coautor: DR. José Aires Pereira

 

 

CONFIRA OUTRAS FOTOS

Manlio Basílio Speranzini e Paulo Roberto Corsi no momento da inauguração do painel dos vencedores do Prêmio CBC

Momento da inauguração do painel dos vencedores do Prêmio CBC

Novos membros acadêmicos

Presidente do CBC, Paulo Roberto Corsi, fala aos novos membros.

O mestre do Capítulo de SP, Sidney Nadal faz a saudação a Manlio Speranzini

A representante do Médicos Sem Fronteiras, Vanessa Cardoso, apresenta o perfil da instituição

O ECBC Dario Birolini, de São Paulo, discursa em homenagem a William Saad Hossne