XIX Congresso de Cirurgia do RJ. Veja a cobertura do maior congresso da cirurgia carioca

Núcleo Central do CBC organizou o XIX Congresso de Cirurgia do RJ

“Missão cumprida neste sexto Congresso Regional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, o último deste ano, fechado com chave de ouro no Rio de Janeiro. O sucesso deste congresso foi conquistado graças ao trabalho de equipe, com seriedade e competência e que está de acordo com o compromisso deste Diretório Nacional: Inovação com continuidade. Parabéns a todos os colegas, funcionários e colaboradores”, avaliou o presidente do CBC, ECBC Savino Gasparini no encerramento do XIX Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro, realizado de 11 a 15 de setembro, no Hotel Windsor Flórida, no bairro do Flamengo, Zona Sul da cidade.

“O Núcleo Central do CBC está satisfeito com o resultado do Congresso, que cumpriu com a sua função e superou as expectativas e está programando ampliar esse evento na próxima versão. Mais de 500 participantes, incluindo os principais serviços da cidade, participantes de 20 estados diferentes, sete países, com uma aceitação grande do programa e participação maciça até o final do evento”, avaliou o vice-presidente do Núcleo Central, José Marcus Eulálio.

O evento teve o apoio do Colégio Americano de Cirurgiões e recebeu a presidente da entidade, Babara Bass e a ex-presidente, Patrícia Numann, além de mais seis convidados internacionais e 80 palestrantes nacionais.

Com o tema “Cirurgia na era da Inovação – Enfrentar complicações e melhorar resultados” o Núcleo Central do CBC convidou os cerca de 500 participantes para um intenso exercício de atualização através dos cursos pré-congresso, mesas-redondas, vídeos didáticos e trabalhos científicos.

Os eventos pré-congresso incluíram um inédito “Curso de Atualização em Cirurgia Geral” composto de 150 exercícios clínicos especialmente preparados pelo Colégio Americano de Cirurgiões e apresentados por especialistas nacionais e internacionais. Realizado pela segunda primeira vez fora dos EUA, nos dias 11 e 12 de setembro, o curso forneceu uma revisão intensiva do conteúdo de áreas essenciais da cirurgia geral.

O Congresso também teve outros eventos paralelos, como foi o caso do XXXIII Fórum de Pesquisa em Cirurgia, cujo tema central foi a “cirurgia experimental e sua importância para ensaios clínicos”, Curso de Robótica e atividades Hands on.

Veja os trabalhos científicos premiados 

 

 

 

Sessão de abertura com entrega de prêmios

A abertura oficial do Congresso aconteceu no dia 13 de setembro, às 18h, com a posse de novos membros Titulares, Adjuntos, Aspirantes e Acadêmicos, entrega dos títulos de Membros Honorários Internacionais, dos prêmios “Medalha do Mérito Cirúrgico ao AjCBC Renato Rocha Passos e Honra ao Mérito in Memoriam ao TCBC Alberto Winkler, ACBC Eduardo Kanaan e AjCBC Manoel Francisco de Castro Jr.

Participaram da mesa de abertura os seguintes convidados: Nelson Nahon ( Presidente do Cremerj); Ana Beatriz Busch ( Secretária Municipal de Saúde); Augusto Mesquita ( 1º Vice-Presidente do CBC); Savino Gasparini ( Presidente do CBC); José Marcus Eulálio ( Vice-Presidente do Núcleo Central do CBC); Samir Rasslan ( ex-Presidente do CBC, representando o Conselho Superior e também a Academia Nacional de Medicina) e Barbara Lee Bass ( Presidente do Colégio Americano de Cirurgiões).

 

O ACBC Ricardo Castro recebe o Prêmio de Honra ao Mérito em homenagem ao seu pai, AjCBC Manoel Francisco de Castro Junior.

O TCBC Ricardo Santos de Oliveira recebe o Prêmio de Honra ao Mérito em homenagem ao seu colega Alberto Winkler.

A família do ACBC Eduardo Kanaan recebeu o Prêmio de Honra ao Mérito, in memorian

Participação da presidente do ACS

A presidente do American College of Surgeons, Barbara Lee Bass esteve presente não só no Curso do ACS, mas também na programação científica do congresso e fez uma palestra sobre a Simulação Realística no Treinamento do Cirurgião. No dia 11 de setembro foi realizada, no Hotel Windsor Flórida, a reunião da região XIV (América Latina e Caribe) dos governadores do Colégio Americano de Cirurgiões, que contou com a presença da presidente do ACS, Bárbara Lee Bass, da ex-presidente Patrícia Numann, e do presidente do CBC, Savino Gasparini.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS