Parcerias promovidas pela Comissão de Trauma e Emergências Cirúrgicas

Comissão de Trauma e Emergências Cirúrgicas – 2022/2023

O presidente do Diretório Nacional eleito para o biênio 2022/2023, TCBC Luis Carlos Von Bahten, defendeu em sua campanha a parceria do CBC com as sociedades médicas, principalmente as das áreas cirúrgicas, para a promoção das ações em prol da Cirurgia Brasileira. Dessa forma, a Comissão de Trauma e Emergência Cirúrgica tem interagido intensamente com a SBAIT. Essa parceria foi facilitada ao constituirmos a comissão, convidando o presidente da SBAIT, TCBC Maurício Godinho, e os TCBCs que têm contribuído para o desenvolvimento da Cirurgia Geral e do Trauma em todas as regiões brasileiras.

No primeiro semestre de 2022, as atividades focaram na elaboração, submissão e aprovação pela Comissão Nacional de Residência Médica da Matriz de Competência da Área de Atuação de Cirurgia do Trauma, programa de um ano. A Comissão também elaborou a Matriz de Competência para o programa de Cirurgia do Trauma e Emergência Cirúrgicos, com duração de dois anos, que foi encaminhada para apreciação da Comissão Mista de Especialidades.

Realizamos dois Webinars conjuntamente, um na SBAIT e outro na Cirurgia em Foco do CBC. Para o segundo semestre está planejado a organização do Concurso de Certificação da Área de Atuação de Cirurgia do Trauma e a produção de material científico para publicação.

Somos todos CBC!

TCBC EDIVALDO M. UTIYAMA