Entidades médicas lançam no CBC o movimento nacional pela melhoria da saúde no país.

A I Reunião das Entidades Médicas Nacionais aconteceu ontem no Centro de Convenções CBC e reuniu um grande número de entidades nacionais da área médica e de sociedades de especialidade. O evento foi o ponto de partida para a criação de um movimento nacional para a defesa da saúde. O objetivo foi  discutir as propostas aprovadas no XIII ENEM com base em contribuições das entidades médicas nacionais.

 

Plano de carreira, melhoria da  remuneração, condições melhores de trabalho, aprimoramento do ensino médico, reforma de Previdência e a aposentadoria da classe médica, além do reajuste da tabela SUS, foram alguns assuntos discutidos durante o evento.

 

Com o apoio do CBC, que cedeu o auditório principal do Centro de Convenções, o evento foi organizado pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Conselho Federal de Medicina ( CFM) Associação Médica Brasileira ( AMB), CREMERJ, Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro (SOMERJ)  e Associação de Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (AMERERJ).  

 

Estiveram presentes os presidentes das entidades organizadoras da reunião e também diversos presidentes de sociedades médicas nacionais e do Estado do Rio. 

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos e a secretária municipal, Beatriz Busch participaram também do evento e foram uns dos integrantes da mesa.

Segundo o presidente da FENAM, Jorge Darze o objetivo foi iniciar o movimento pelo Rio de Janeiro, que apresenta diversos problemas a serem resolvidos em todo o sistema de saúde das esferas federal, estadual e municipal de saúde. ” O Rio tá inserido em uma pauta específica mas  também  numa pauta nacional. Todas as propostas são bem vindas. A Reunião cumpriu seu papel. Foi declarado no Brasil o início de uma grande luta dos médicos brasileiros por melhores condições de trabalhos, remuneração justa e uma boa formação.  Não existe outra opção para o médico que não seja essa luta”, declarou ao final do evento.

A Comissão Organizadora se reuniu na entidade para planejar a pauta do evento