Simpósio de Cirurgia em MG homenageia TCBC Elias Kallas

Com o apoio do Capítulo de Minas Gerais do CBC foi promovido em Alfenas, Sul do estado, nos dias 24 e 25/11 o II Simpósio de Cirurgia no município. Tema Central: As soluções inovadoras na medicina. O evento homenageou o TCBC Elias Kallas, que dedicou sua vida ao ensino da medicina na região.

 

 

Elias Kallas, Reni Cecília Lopes Moreira ( Mestre do Capítulo de MG) e Joaquim Carlos de Ávila Terra ( Vice-Mestre da Regional Sul de Minas).

 

Foram discutidos temas como transplantes, obesidade, imunobiológicos, ética médica,gestão hospital,gerencia médica e cirurgia minimamente invasiva. O evento promoveu cirurgias realizadas no Hospital Imesa com transmissão ao vivo para o anfiteatro do Hotel Class, local do evento nas seguintes áreas: hernioplastia inguinal laparoscópica (  Marcelo Lopes Furtado-Hospital Pitangueiras-Jundiai); hernioplastia inguinal convencional ( Renato Miranda de Melo-Hospital Geral de Goiania e Santa Casa de Goiânia) e retossigmoidectomia laparoscópica(  Alexandre Marota-Equipe EMAD-Taubaté).

 Participaram também como conferencistas Marcelo Bruno (Hospital Albert Einstein-São Paulo);Romar A. B. Silveira (Hospital Samuel Libanio-Pouso Alegre- MG); Gustavo Murad Pinton (Hospital Beneficiência Portuguesa/Hospital São Francisco-Ribeirão Preto);Renato Tauil ( Equipe  EMAD-Taubaté); Newton Luiz  Gasparetti (Hospital  Vivale-S.J. dos Campos); Romel Alves,Consultor de gestão hospitalar de Belo Horizonte; Gabriel  Barbeta ( Hospital Pintangueiras-Jundiaí); Marco Aurélio Dainezi ( Hospital São Joaquim-Franca)

O ponto alto do evento foi a  homenagem especial  TCBC Elias  Kallas,que dedicou sua vida ao ensino da medicina em nossa região.”Que hoje nos faz refletir quanta responsabilidade carregamos se nos espelharmos neste homem que nos ensinou não só a arte de curar, mas quantos ensinamentos de vida  e ética  transmitidos por ele”, explicou o vice-mestre da regional do Sul de Minas, Joaquim Carlos de Ávila Terra. 

 Formado pela UFMG na turma de 1959, tornou-se cirurgião geral, cirurgião torácico e cardiovascular.Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo-USP, Dedicou sua vida a implantar a cirurgia cardíaca no Sul de Minas e ajudou a formar mais de 5 mil médicos  nos 40 anos como professor universitário.Chegou aos 81 anos em plena atividade na assistência e na docência.