Solenidade Comemorativa pelos 89 anos do CBC tem entrega do prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões e posse de novos Membros Titulares, Titulares-Colaboradores e Eméritos

O prêmio “Colégio Brasileiro de Cirurgiões” 2018 foi entregue ao Professor Titular, Joaquim José Gama Rodrigues, do capítulo de São Paulo, concedido pelo CBC.

A cerimônia foi realizada no dia 28 de julho no Centro de Convenções do CBC, no Rio de Janeiro. Fez parte da programação a posse de novos membros Titulares, Titulares-Colaboradores e Eméritos, que receberam diplomas e medalhas pelo presidente ECBC Savino Gasparini e o 1º vice-presidente TCBC Augusto Cesar Mesquita.

Para a entrada dos novos membros titulares e titulares-colaboradores, a plateia que estava presente na cerimônia se colocou de pé para receber: Léa Rymer, Antonio Claudio Ahouagi Cunha Filho, Cristiane Ferreira de Araújo Gomes, Francisco Eduardo Silva, Lucio Filgueiras Pacheco Moreira, Paulo Oliveira Silveira, Paulo Ricardo Baggio Simeoni, Priscila Rymer, Rodrigo Amaral Rios, Felipe Sedrez dos Santos e Romeu Delilo Junior. Léa Rymer foi quem ficou responsável pela leitura do juramento dos novos empossados.

Como membros eméritos Alfredo Ricardo Tauil, Carlos Henrique Mayr Junior, José Luiz Xavier Pacheco e Paulo Carvalho.

Na entrega do prêmio “Colégio Brasileiro de Cirurgiões” de 2018, o TCBC Ramiro Colleoni Neto, Vice-Mestre do capítulo de São Paulo, foi convidado para proferir algumas palavras em homenagem ao TCBC Joaquim José Gama Rodrigues, que em seu discurso trouxe alguns pontos principais da trajetória de Joaquim afirmando que:

“Foi marcada por muita negociação, iniciativas pioneiras diversificadas nas áreas culturais e políticas que fortaleceram a atividade do cirurgião e permitiram o crescimento de instituições universitárias ou não”. Apontou o Vice-Mestre do capítulo de São Paulo.

Para se expressar também utilizou uma frase de Sêneca que diz:

“O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de regras e normas, curto e eficaz através do exemplo”.

Na sequência, o homenageado se expressou dizendo que:

“Eu sinto que o Colégio Brasileiro de Cirurgiões é um exemplo maior da maneira de enfrentar a necessidade do cirurgião ter absoluta seriedade no seu trabalho. Com amor ao próximo, como fator dominante na relação entre o médico e paciente ou família, paciente e o médico. E, também, sabendo lidar com a falta de tempo para outras coisas, que não sejam as atividades relacionadas a medicina, que tanto traz felicidade à nós ”.

E, após a sua fala foi entregue o diploma e medalha pelo presidente e 1º vice-presidente.

 

 

 

 

 

 

TCBC Angelita Habr-Gama, esposa do vencedor do prêmio, também foi presenteada com um buquê de flores.

 

 

 

 

 

Logo após a solenidade os novos membros Titulares, Titulares-Colaboradores e Eméritos, juntamente com seus familiares e todos presentes na cerimônia, celebraram as conquistas com um coquetel.

 

 

 

 

Mais fotos do evento: