“Transplante de órgãos”, com o TCBC Agnaldo Soares Lima (MG)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (26/09) debateu o tema “Transplante de órgãos”, com a apresentação do Dr. Agnaldo Soares Lima (MG). A TCBC Tereza Cristina Fernandes (MG) foi a moderadora do encontro on-line, enquanto o TCBC Rafael Rabello Lista Mira (MG) e o Dr. Luiz Fernando Veloso (MG) participaram como debatedores.

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 104º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

A apresentação

O encontro on-line começou com a apresentação do Dr. Agnaldo explicando um pouco sobre o Setembro Verde, uma campanha de doação de órgãos para transplante no Brasil. Dentro disso, trouxe dados da quantidade de transplantes realizados no país junto à estimativa de necessidade dessas cirurgias. Em seguida, falou sobre o processo de doação de órgãos e esclareceu alguns conceitos que, às vezes, ainda são tabu para a família do doador. Também explicou como ocorre esse processo em vias legais e, para finalizar, reforçou a importância da conscientização e da informação a fim de melhorar esse cenário.

 

A discussão

O debate começou com os comentários do TCBC Rafael Rabello em relação à disseminação da informação sobre doação de órgãos. Ele ressaltou que, tanto para leigos quanto dentro da área médica, muitas pessoas têm dúvida sobre como é de fato a doação de um órgão. Ademais, o palestrante explicou um pouco da formação do cirurgião e como o assunto é tratado nas graduações médicas. O Dr. Luiz Fernando Veloso compartilhou sua experiência e reforçou a necessidade do ensino da detecção de possíveis pacientes doadores. Para finalizar, o grupo respondeu perguntas dos espectadores presentes na live