Caros colegas, especialmente os cirurgiões!
Na mensagem de 2014, alusiva ao dia do Médico, iniciei assim: “No dia 18 de outubro comemoraremos mais um Dia do Médico e cabe indagar se realmente temos o que comemorar.” Discorri, então, sobre os “tenebrosos momentos atravessados pela Categoria Médica, que sofre uma deliberada e violenta ação de desconstrução profissional e de precarização das condições de trabalho, perpetradas pelo atual Governo”. Pois bem, o cenário daquele ano, colorido em tons de cinza, mudou; agora está preto, como um céu carregado, que precede às tempestades. O Governo intensificou suas ações e manteve-se na ação deletéria, ampliando os Cursos de Medicina, àquela época 242, agora 257, até à última contagem. O sub-financiamento da Saúde e a maléfica intenção de ressuscitar a malfadada CPMF, somaram-se ao universo das arbitrariedades, que continuam a nos assolar.
Mas, à Classe Médica, alquebrada pelos inúmeros e constantes golpes, ainda restava um fio de resistência e a promulgação do Decreto 8497/2015, que avançava sobre as prerrogativas das Sociedades em emitirem os seus Títulos de Especialistas e transferia essa competência para o Ministério da Saúde, foi a gota d’água! Rediviva, qual a Fênix mitológica, ergue, sob a segura liderança da Associação Médica Brasileira, a onda de reação que uniu todas as Entidades e Sociedades Médicas, marcando com veemência o repúdio ao aludido diploma e forçando sua revogação, devolvendo-nos nossa autonomia e independência, com a publicação do Decreto 8516/2015.
Grande vitória! Agora, nos mobilizamos em defesa da votação da Carreira de Médico e, no próximo dia 21 de outubro, repetiremos nossas ações de pressão e convencimento junto aos parlamentares, em Brasília.
Então, colegas, há sim o que comemorar; celebremos a resistência, o combate diuturno e, principalmente a oportunidade de darmos uma resposta incisiva e firme a todas estas agressões que temos sofrido: mudemos a nossa história, reescrevendo-a pela adoção, urgente, de uma nova ordem! Juntos somos forte!
Um combativo Dia do Médico para todos nós e Viva a Medicina Brasileira; Viva o Médico Brasileiro; Viva a Categoria dos Cirurgiões!
Heládio Feitosa Filho, TCBC
Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões