O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (24/10) debateu o tema “Videolaparoscopia no trauma”, com a apresentação do ACBC Márcio Rivison (BA). A TCBC Ana Célia Romeo (BA) foi a moderadora do encontro on-line, enquanto o TCBC André Gusmão (BA) e o TCBC Luiz Vianna (BA) participaram como debatedores.
Quer assistir a tudo o que foi debatido no 108º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.
A apresentação
O encontro on-line começou com a apresentação do Dr. Márcio Rivison dando a contextualização histórica da laparoscopia e indagando o porquê de ser um procedimento raramente usado em traumas. Em seguida, o palestrante trouxe vários estudos para argumentar os benefícios, as indicações e, também, as barreiras da laparoscopia no trauma. Também, explicou sobre os avanços tecnológicos para que chegássemos na vídeo cirurgia e, consequentemente, poder atuar dessa forma. Para finalizar, o doutor reforçou a importância de analisar cada caso e assim, de acordo com as estruturas, quadro do paciente e outros fatores, decidir se a videolaparoscopia é indicada ou não.
O debate
A discussão começou com as considerações da moderadora e debatedora Ana Celia Romeo. Para fomentar o debate, ela trouxe um caso clínico no qual ela trabalhou no intuito de questionar o procedimento utilizado na época e os possíveis benefícios da videolaparoscopia neste caso. O Dr. André Gusmão acrescentou à conversa questionando sobre a falta de estrutura em alguns locais para a realização da laparoscopia e em como cada caso deve ser analisado individualmente a fim de chegar na melhor solução. Juntos, os participantes puderam responder as perguntas do público e assim encerraram a sessão.