30 de julho – dia do Cirurgião Geral e aniversário do CBC

30 de julho

Colégio Brasileiro de Cirurgiões comemora o

DIA DO CIRURGIÃO GERAL

 O Diretório Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões escolheu a data de sua fundação, 30 de julho de 1929, para celebrar o Dia do Cirurgião Geral, Um Tributo à sua trajetória única na medicina brasileira.

O CBC chega aos 91 anos renovado, com inúmeros projetos, mesmo diante das dificuldades e desafios enfrentados em 2020, em função da epidemia do novo Coronavírus.

Visite o site sobre a história do CBC

Devemos nos manter sempre no presente, que é onde a vida acontece.  Para vivermos este momento o Colégio Brasileiro de Cirurgiões com seus 91 anos, enaltece a sua solidez quase centenária, olhando para um passado honroso e pungente que traz consigo uma bagagem da história recente do Brasil. Vamos fincar nossas bandeiras! Vamos saudar o “Cirurgião Geral Brasileiro”. Salve o dia 30 de julho! – anunciou o presidente do CBC, Luiz Carlos Von Bahten.

O CIRURGIÃO GERAL 

A Cirurgia Geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do Trauma. O presidente do CBC, Luiz Carlos Von Bahten explica que nas matrizes de competência do programa de residência em cirurgia geral  está um resumo das habilidades do especialista: “ o Cirurgião Geral,  ao término de seu programa terá a capacidade de realizar procedimentos cirúrgicos eletivos e de emergência   da cabeça e pescoço (tireoide), do tórax (toracotomias), esôfagos, estomago, cirurgias do fígado, pâncreas, colón e reto, as cirurgia de hérnias e as reconstruções de parede abdominal com as técnicas convencionais  ou minimamente invasivas”. 

O ex-presidente e membro do Conselho Superior do CBC, Orlando Marques Vieira acrescenta que o Cirurgião Geral é o especialista que possui uma grande abrangência na cirurgia básica de emergência nas mais diversas especialidades. “A presença do Cirurgião Geral continua cada vez mais importante, principalmente nas emergências cirúrgicas, quando precisamos estar sempre alertas e preparados quando formos chamados. Parabéns ao Cirurgião Geral e ao Colégio Brasileiro e Cirurgiões, concluiu.

UM ESPECIALISTA FUNDAMENTAL EM QUALQUER HOSPITAL

O Cirurgião Geral um especialista fundamental em qualquer serviço de urgência e emergência e nas  unidades de atendimento médico”, explica o ex-presidente do CBC, Paulo Roberto Corsi e 2º vice-presidente na atual gestão, acrescentando que nos grandes centros o Cirurgião Geral atua nas cirurgias de urgência e emergência, trauma e nas cirurgias do aparelho digestivo, incluindo o câncer.

A IMPORTÂNCIA NAS CIDADES DO INTERIOR 

Nas cidades de pequeno e médio porte o Cirurgião Geral é ainda mais essencial, pois faz cirurgias de procedimentos menores, mais simples de todas as demais especialidades cirúrgicas. Em muitos lugares é responsável também pelas cirurgias pediátricas mais simples”, acrescenta Paulo Roberto Corsi, lembrando que o CBC enfatiza a importância da preparação cada vez maior do Cirurgião Geral para trabalhar nas cidades do interior do Brasil.

 

RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL

Em dezembro de 2018, o programa de residência médica em Cirurgia Geral de 3 anos foi oficialmente aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão em que o CBC tem assento e vinculado ao Ministério da Educação. A partir de 2019, os médicos de diversos serviços de cirurgia do país já começaram a sua residência nessa nova formatação.

 

TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA GERAL

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões é a única entidade autorizada pela Associação Médica Brasileira (AMB) a emitir o Título de Especialista em Cirurgia Geral, um autêntico selo de qualidade para o cirurgião brasileiro.

O Concurso para Título de Especialista em Cirurgia Geral é realizado anualmente, desde 1971, em duas fases: a primeira, a prova escrita, é aplicada em diversas capitais brasileiras. A prova oral acontece durante um único dia, geralmente no Rio de Janeiro. “Os concursos para a prova do Título de Especialista em Cirurgia Geral têm sido um sucesso. Tivemos várias sinalizações de que o mundo lá fora valoriza o Título de Especialista do CBC como um passaporte de qualificação técnico-científica do cirurgião brasileiro. No âmbito nacional, percebemos que, progressivamente, as operadoras de planos de saúde e os hospitais estão exigindo o título de especialista das sociedades, endossado pela AMB e CFM, mostrando que cada dia que passa o cirurgião brasileiro, especialmente os membros do CBC, deve possuir essa qualificação”, avalia o ex-presidente do CBC, Savino Gasparini.

 

A CASA DO CIRURGIÃO BRASILEIRO

Maior associação cirúrgica da América Latina, com mais de 7 mil membros em todo país, o CBC é a casa dos cirurgiões brasileiros, não só da Cirurgião Geral mais de todas as especialidades cirúrgicas. Desde a sua criação vem acompanhando todas as evoluções da cirurgia, proporcionando um amplo conteúdo científico e diversas opções de educação continuada, além de um trabalho constante na defesa profissional.

“O CBC sempre preservou os princípios da profissão, principalmente os éticos, de comportamento, de postura, para que essa tecnologia que se incorporou não transforme o médico num técnico que está interessado na doença, mas sim em um médico que está interessado no doente. E essa postura do CBC e sua preocupação com a educação continuada teve um papel fundamental na posição que o cirurgião brasileiro vem ocupando há muito tempo”, destacou o cirurgião Adib Jatene, em depoimento exclusivo ao CBC, em 2009.

VEJA OS POSTS DA CAMPANHA

[jwplayer mediaid=”23202″]
[jwplayer mediaid=”23202″]