Medicina

Informe semanal “Ciência em Dia”

INFORME 32: Colecistectomia laparoscópica realizada por residentes de cirurgia geral. É seguro? Quanto custa? Os autores do presente trabalho discutem a realização de colecistectomia videolaparoscópica por residentes, mostrando que é absolutamente segura, mesmo nos primeiros anos de formação. Contudo, custo adicional de cerca de 10% foi observado. Vale a leitura! JORGE HENRIQUE BENTO DE SOUSA FRANCISCO TUSTUMI TCBC-SP MILTON… Ler mais »

Conheça a Diretoria SBAIT eleita para a gestão 2022/2023

O Dr. Maurício Godinho, da FMRP USP Ribeirão Preto, foi eleito o novo presidente da SBAIT. A eleição foi realizada na última terça-feira (30/11) na Assembleia da SBAIT, no início do Congresso Trauma Brasil 2021. Na ocasião, foram eleitas a diretoria nacional da sociedade e as diretorias dos capítulos. Além disso, durante a assembleia, foram anunciados os novos membros… Ler mais »

CBC apoia AMB e ressalta a importância da validação do exercício da medicina

O CBC torna público o total apoio à Associação Médica Brasileira (AMB) à validação do exercício profissional da medicina, com a comprovação de competência. Se não for desse modo, toda a população brasileira fica à mercê de um risco inaceitável. Considerando que vivemos uma pandemia mundial em decorrência do novo coronavírus, a falta de validação… Ler mais »

Natal CBC 2020 – Aos 88 anos, a cirurgiã Angelita Habr-Gama conta sua experiência com a COVID-19

Além de quebrar paradigmas na vida pessoal e profissional, sendo a primeira mulher residente de cirurgia do Hospital das Clínicas da USP, a coloproctologista  comemora a vitória contra a doença A série de homenagens do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) aos médicos cirurgiões  curados após serem infectados pelo novo coronavírus traz uma personagem especial: a… Ler mais »

Café da Justiça – A publicidade médica permitida

Encontro promove boas práticas e discute os limites éticos da publicidade na medicina. O último encontro do projeto Café da Justiça, realizado no dia 24 de novembro, abordou “A publicidade médica permitida”. O bate-papo contou com as participações da Dra. Graziela Schmitz Bonin, membro da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do CRM-SC e do… Ler mais »

Café da Justiça – Normatização dos serviços de urgência e emergência

Webinar reuniu especialistas para debater normas para o funcionamento das unidades de urgência e emergência A live do projeto Café da Justiça, realizada no último dia 10 de novembro, foi em torno da temática sobre o funcionamento de unidades para atendimentos de urgências e emergências. O evento on-line é realizado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões,… Ler mais »