Café da Justiça – Normatização dos serviços de urgência e emergência

Webinar reuniu especialistas para debater normas para o funcionamento das unidades de urgência e emergência

A live do projeto Café da Justiça, realizada no último dia 10 de novembro, foi em torno da temática sobre o funcionamento de unidades para atendimentos de urgências e emergências. O evento on-line é realizado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em parceria com o Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Goiás. A condução do debate ficou por conta do Dr. Donizetti Giamberardino, 1º Vice-presidente Conselho Federal de Medicina, e Dr. Luiz Carlos Von Bahten, Presidente do CBC. Além disso, essa edição do Café da Justiça também contou com os convidados Prof. Leonardo Emílio e Antônio Couto.

O Prof. Leonardo Emílio levantou, ao início da conversa, algumas questões que possivelmente expuseram a má estruturação do atendimento de urgência e emergência nos hospitais. Segundo ele, com a pandemia ficou muito clara a necessidade urgente de reestruturar a normatização do atendimento e qual o papel das entidades do setor de saúde nessa possível nova forma de atuação.
Muito se falou sobre o cumprimento das normas de estrutura nos espaços que se denominam Pronto Socorro e Pronto Atendimento.

Segundo o Dr. Donizetti Giamberardino, as clínicas que se colocam como Pronto Atendimento devem se responsabilizar por oferecer toda a estrutura que o nome obriga, segundo a resolução de 1995, ainda vigente, e que essa não é uma realidade no Brasil.
Donizetti afirma ainda, que a publicidade dessas clínicas é de responsabilidade de todas as estruturas e entidades por trás dela. “Se um espaço de pronto atendimento não tem a estrutura para oferecer o que o nome propõe, é de responsabilidade de todo o processo de credenciamento dessa clínica arcar com os problemas futuros” declarou ele.

Dando sequência ao debate, o Dr. Luiz Carlos Von Bahten apontou que uma vez que a responsabilidade é transferida para um grupo terceirizado, o Conselho Regional de Medicina não responde mais pela responsabilidade individual do médico para com o paciente e ele encara com preocupação essa transferência de encargo.

Além de questões estruturais, os convidados também debateram as funções oficiais de médicos especializados que atuam nas unidades de urgência e emergência.

Ficou interessou pelo tema? A live segue disponível no nosso canal do Youtube.
Clique aqui e acompanhe toda a conversa dessa semana!

Até a próxima.