O Colégio Brasileiro de Cirurgiões comunica, com pesar, o falecimento “do membro Emérito Fernando Luiz Barroso, aos 83 anos.
O velório será realizado amanhã, 15 de setembro, a partir das 9h, na Capela 1 do Memorial do Carmo, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro, com cerimônia de cremação às 15h.
A Missa de 7º dia foi marcada para o dia 20 de setembro,às 18.30 hs na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
“O CBC recebe e lamenta profundamente a notícia do falecimento do Prof. Fernando Luiz Barroso,ECBC, nesta manhã. Pioneiro da Cirurgia Bariátrica no País, além de sua imensa contribuição na Cirurgia Geral e Digestiva merecendo o respeito e a tristeza por todos os seus pares. Nossas condolências à sua família”, comentou em nota oficial de todo o Diretório Nacional do CBC, o presidente Savino Gasparini.
Além do CBC, o ECBC Fernado Luiz Barroso foi membro também do Colégio Americano de Cirurgiões e de outras sociedades médicas e membro fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva ( CBCD).
Durante sua carreira de cerca de 60 anos na medicina, atuou em diversas instituições de saúde do Rio de Janeiro, foi chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital de Ipanema e Hospital Miguel Couto, ambos na Zona Sul da cidade.
Membro do CBC desde 1968, participou do Diretório Nacional em três gestões como Vice-Presidente do Núcleo Central.
Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões, concedido anualmente ao cirurgião brasileiro que, pelo acervo de atividades e trabalhos, tenha contribuído decisivamente, quando em atividade profissional, para o desenvolvimento e progresso da cirurgia brasileira.
O Boletim do CBC, na primeira edição de 2011, fez um ampla cobertura da Sessão Solene, com destaque na primeira página.
Na solenidade, realizada no dia 10 de dezembro de 2010, no centro de Convenções do CBC, o ECBC Guilherme Eurico Bastos Cunhas fez o discurso de saudação e a premiação e o diploma foram entregues pelo TCBC Gaspar de Jesus Lopes Filho ( presidente do CBC na gestão 2010/2011) e o 1º vice-presidente ECBC Armando de Oliveira e Silva.